Total de visualizações de página

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Características sensoriais do Café

As principais características da bebida são: aroma, doçura, acidez, amargor e corpo. Elas são responsáveis pelos gostos e percepções obtidas no paladar quando vamos tomar uma xícara de café.


Os gostos são percebidos em diferentes regiões da língua: o doce na ponta, acidez na parte lateral e posterior e o amargor no fundo, ao engolirmos.

O corpo e o after taste são sensações na boca, eles abrangem todo o paladar. Confira abaixo detalhes de cada uma das características sensoriais.

Aroma
São os elementos perceptíveis pelo olfato. A sensibilidade ao aroma está muito relacionada com a experiência do degustador. Os aromas podem ser: frutado, florado, achocolatado, semelhante ao pão torrado ou outros. Bons cafés têm aroma pronunciado.

Doçura
Os cafés mais finos apresentam um sabor adocicado, o que permite que sejam bebidos sem adição de açúcar. Os cafés podem ter doçura variando de nula (sem doçura) até “muito boa”.

Amargor
É o gosto produzido pela cafeína e deve ser leve ou equilibrado nos cafés de melhor qualidade. Amargor forte ou muito forte, que molestam a garganta são provenientes de cafés piores e também de uma torra muito acentuada (escura) ou de um tempo excessivo de contato da água com o pó de café (moagem fina).

Acidez
É a sensação obtida na parte lateral da língua e pode ser bastante desejável no café, especialmente em mercados europeus (Alemanha). No Brasil, os cafés são pouco ácidos e os do Sul de Minas são os que têm maior acidez. Os da região mogiana (parte da região interior de São Paulo) caracterizam-se por uma leve acidez.

Corpo
É uma sensação na boca causada pelo “peso” da bebida no paladar, e que enriquece a bebida do café. Um café pode ter corpo leve, normal ou médio ou encorpado.

After taste ou sabor residual
É o sabor que permanece na boca após a degustação do café. Ele pode ser intenso e agradável nos cafés de melhor qualidade. Uma característica de um café com after taste positivo remete à degustação da segunda xícara.


Em resposta a busca incessante por novas nuances de aroma e sabor, os cafés gourmet surgem como uma excelente opção para quem está à procura de muito mais que um simples cafezinho. Além de conter proteínas e óleos especiais, estes cafés provocam sensações inusitadas como gosto adocicado e até achocolatado. São excitações de paladar e olfato que nos levam do floral ao frutado, de castanhas a especiarias. Uma verdadeira explosão de sabores e prazeres.



Leia mais aqui, sobre Os sentidos e sabores do café, em matéria da jornalista Marília Cardoso, para o Portal do Agronegócio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário