Total de visualizações de página

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Sua Majestade O Café

Ao ler a frase: "Um dos símbolos da identidade e da hospitalidade brasileira é, sem dúvida, o café" das autoras do livro "Sua Majestade O Café" me lembrei de um artigo que li de Michael Kepp, um escritor norte-americano radicado no Brasil, que diz:

"A hospitalidade brasileira, assim como a palavra saudade, desafia qualquer definição fácil porque é formada por uma rica tapeçaria de traços. Neste país, hospitalidade significa muito mais do que fazer estranhos e convidados se sentirem bem-vindos, o que define a palavra nos Estados Unidos, meu país de origem. Aqui, significa fazer com que se sintam incluídos, dando tempo e atenção de sobra (para padrões americanos), antecipando suas necessidades e criando cumplicidade. Uma tarefa difícil, que os brasileiros parecem executar sem esforço".



Sinopse da obra: Sua Majestade O Café

O café originário da África, chegou ao Brasil no século XVIII envolto em lendas e superstições. Só a partir do século XIX é que iniciou sua marcha - Vale do Paraíba, Oeste Paulista e norte do Paraná. Derrubou árvores, queimou matas, matou indígenas. Mas no seu rastro de terra roxa vieram as estradas de ferro, a industrialização e a Semana de Arte Moderna.

Enquanto o Brasil se libertava da monarquia e se tornava uma república, o café, acompanhando as mudanças, passava das mãos do escravo às mãos do imigrante e do migrante nordestino. As autoras, de modo inovador, analisam a trajetória do chamado 'ouro verde' no mercado interno e externo, desde sua introdução em nosso País até os dias atuais.


Sua Majestade O Café
Coleção: DESAFIOS
Autor: Cândida Vilares Gancho e Vera Vilhena de Toledo
Editora: MODERNA EDITORA
Assunto: INFANTO-JUVENIS - CIÊNCIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário