Total de visualizações de página

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Dia Internacional do Café

Poucos hábitos podem ser compartilhados em sociedades tão diferentes quanto tomar café. Seja na Arábia Saudita, na Dinamarca, na França ou no Brasil, aconchegar o corpo com o calor, o sabor e os efeitos da bebida faz parte da rotina diária de milhares de pessoas.



O café está inserido nas atividades de diversas culturas: depois da água, trata-se da bebida mais ingerida no mundo. A fruta do café fica em primeiro lugar dentre as mais consumidas do planeta. E não foram poucos os poetas, pensadores, músicos, cientistas e criadores do Oriente e do Ocidente a citar a fruta, seu grão e seus preparos como grandes fontes de inspiração.

O logo Café com Sabor foi criado por para a cafeteria de mesmo nome de Cuiabá/MT. Eu encontrei este logo aqui.

O grão que faz parte do cotidiano de muitas pessoas é tão importante que ganhou um dia só pra ele, pois é, o dia 14 de abril é o dia internacional do café

Natural da Etiópia, pouco se sabe sobre a descoberta exata do frutinho amarelo-avermelhado que mais tarde seria chamado de café. Torrado, pretinho, curto, encorpado... Para acordar, para saborear. Quente ou frio. Há quem defenda a menor mistura possível, há quem use em sobremesas, em pratos salgados e até em cosméticos e na estética. A verdade é que o café é uma instituição sem fronteiras e hoje, dia 14 de abril, o mundo celebra sua data.

Curiosidade:
Abril é o quarto mês do calendário gregoriano e tem 30 dias. O seu nome deriva do Latim Aprilis, que significa abrir, numa referência à germinação das culturas. Outra hipótese sugere que Abril seja derivado de Aprus, o nome etrusco de Vénus , deusa do amor e da paixão. É por esta razão que surgiu a crença de que os amores nascidos em Abril são para sempre. Outra versão é que se relaciona com Afrodite , nome grego da deusa Vênus, que teria nascido de uma espuma do mar que, em grego antigo, se dizia "abril" .

Nenhum comentário:

Postar um comentário