Total de visualizações de página

terça-feira, 7 de julho de 2009

Novidades no Mundo do Café



CAFÉ E SAÚDE: DISCIPLINA EM UNIVERSIDADE

“Estamos criando algo inédito na história das universidades americanas: uma disciplina sobre Café e Saúde, na South University School of Pharmacy, na cidade histórica de Savannah (1733), Georgia, o segundo maior porto depois de New York”. Com essa mensagem, enviada dia 13 de junho aos seus parceiros da comunidade médico-científica e empresarial, o Dr. Darcy Lima comemorou a aprovação da inclusão da disciplina no currículo do Departamento de Farmácia daquela universidade dos Estados Unidos.



Além de pesquisas e ensino, serão desenvolvidos produtos saudáveis de café para consumo entre os norte-americanos”, informou o médico e pesquisador, que há mais de 20 anos se dedica a estudos científicos sobre os benefícios do consumo moderado e diário do café para a saúde humana.

Darcy Lima também comemora o fato do tema “Café e Saúde na Merenda Escolar” estar despertando um enorme interesse da comunidade científica norte-americana. Tanto que estava na grade temática do encontro anual do American Association of Colleges of Pharmacy (AACP), realizado de 19 a 23 de julho em Chicago. A palestra “Evaluation of the impact of regular coffee consumption and alcohol intake on depressivefeelings among students” foi apresentada pelos parceiros de Darcy Lima na South University School of Pharmacy, os doutores Roseana Maria Santos e Thaovy Le.

FONTE: Jornal do Café, ed. 164

XÍCARAS CRIATIVAS

“Uma Xícara Brasileira de Cerâmica para Café”. Esse foi o tema do concurso promovido pela Associação Brasileira de Cerâmica, e que teve como objetivo “estreitar ainda mais os laços entre designers e ceramistas, agregando valor à arte”, conforme explicou Paschoal Giardullo, coordenador da Comissão de Cerâmica Artística da entidade. O resultado, divulgado no início de junho, surpreende pela criatividade e design.

Ao todo foram inscritos 147 trabalhos em duas categorias e contou com a participação de representantes de 19 faculdades de todo o Brasil. De acordo com Paschoal Giardullo, as xícaras premiadas (três em cada categoria) passarão a ser produzidas em linha a partir de setembro, sendo apresentadas ao público durante evento da entidade.

“Pingado” é o nome da xícara campeã na categoria "Profissional", criada por Aleverson Ecker, da Olaria Cerâmica Contemporânea, de Curitiba (PR). É uma homenagem aos tradicionais copos de pingado dos bares e padarias brasileiros.

Na categoria "Estudante", a xícara campeã foi a “Oca” (foto), criada por Fernando Queiroz Deusdará, aluno da Fumec – Fundação Mineira de Educação e Cultura, de Belo Horizonte (MG).

Fazendas buscam novos tipos de café Pesquisadores da Epamig, em Três Pontas-MG, estão desenvolvendo novos tipos de cultivares em áreas de experimentação. Atualmente, existem 700 materiais genéticos sendo pesquisados. A cada ano, há novas descobertas de cafés mais resistentes e de alta produtividade de acordo com a reportagem do Caminhos da Roça.

O mais novo é o Travessia, que é um pé de café que resultou do cruzamento entre as cultivares Catuaí com o Mundo Novo, realizado na década de 1960. Novos cruzamentos foram feitos, até surgir a nova variedade. De acordo com o pesquisador Ronaldo Nogueira de Medeiros, o Travessia é um café mais vigoroso.

O Travessia tem porte baixo e grãos amarelos. É considerado uma planta vigorosa e tolerante a seca. Medeiros explica ainda que os pés respondem bem às podas. "A gente já tem plantas de 10 anos que já foi feito a poda discretamente e a resposta foi fantástica. Ele produziu de 25% a 30% a mais no ano de safra alta do que o Catuí", afirmou o pesquisador.

No Brasil, existem muitas variedades de café. No Sul de Minas, as cultivares mais comuns são, o Mundo Novo, com porte alto; os Grãos Vermelhos, de boa produção, mas sem tolerância à ferrugem; o Catuaí, de porte médio e tolerante à falta de chuva; a Topázio, indicada tanto para colheita manual como mecanizada; e a Catucaí, de médio porte e tolerante a ferrugem.

O produtor Guilherme Vilela Miranda cultiva cinco milhões de pés de café de pelo menos 50 variedades. "Você procura obter a maior quantidade de variedades que a pesquisa te dá como solução. Tenta todo tipo de variedade e vê qual seria a ideal para cada região que a fazenda se localiza", disse Miranda.

O cafeicultor Luiz Eduardo Corrêa colhe em média 400 sacas por ano. No início, plantou pés de café mais tradicionais, agora procura conhecer novos cultivares. É a pesquisa, aliada dos agricultores. "A gente precisa conhecer a pesquisa. É um trabalho que está sendo bem feito. A gente tem que procurar para melhorar", declarou.

O CAFÉ E O JAPÃO

Tome seu café sentado na xícara. Você gosta de tomar um cafezinho ao ar livre? E se for em uma varanda bem bacana? Em Tokyo você pode fazer isso como se tivesse dentro de uma xícara de café, literalmente... Achei divertido!



O Japão, seguindo uma tendência mundial, também está descobrindo o mundo dos cafés especiais através de uma nova forma de consumo: o ´espresso´ e suas bebidas derivadas. As novas Coffee Shops, muitas das quais franquias das fortes redes norte-americanas, como Starbucks e Tully´s, são muito distintas das tradicionais
"kiisten" devido a um aspecto fundamental: a nova geração de consumidores é a geração Lattè. É a arte e a combinação com o leite vaporizado que cativa os jovens. A geração dos "jovens de outrora", até por questão cultural e fisiológica, é mais renitente com as mudanças, sendo o ´espresso´ uma bebida "difícil" de se consumir.

Só que o ´espresso´, justamente para os "jovens de hoje", não pode prescindir de um café de maior doçura e de delicados ataques achocolatados que, por exemplo, os cafés brasileiros apresentam com muita propriedade. Os baristas nipônicos também estão descobrindo os cafés brasileiros para sua arte!

Naturalmente, muitos produtos comemorativos aos 100 anos da Imigração Japonesa no Brasil deverão ser lançados no Japão, principalmente nas geniais "latinhas" ready-to-drink, que permite a escolha de consumo quente ou gelada, além da facilidade de econtrá-las em qualquer esquina!

Seis gerações de descendentes nipônicos se passaram desde que o Kasato Maru aportou em Santos e uma única paixão uniu os dois países de forma definitiva: o café.

A Paixão dos jamponeses pelo café é tão grande que há uma belíssimo Museu do Café em Kobe, na região Centro-Sul da ilha de Honshu, a principal do arquipélago, e que é mantido pela UCC - Ueshima Coffee Company, a torrefação líder daquele mercado.

Considerado o mais completo museu do café em atividade, sua visitação é divididade em dois roteiros que se entrelaçam: um que apresenta a parte agronômica e a parte de preparação e industrialização do café; outro que introduz ao visitante diversos produtos relacionados com o café, como a interessante série de selos de diversos países. Ao final dos roteiros, depois de preencher um cadastro, o visitante recebe um cartão-diploma que o distingue como um "Conhecedor de Café".


SODA ITALIANA VEM CONQUISTANDO APRECIADORES NOS CAFÉS DO MUNDO

Água com gás e essência/xarope de frutas. É simples assim a receita do refresco que promete ser a sensação do verão. Sucesso na Europa e nos Estados Unidos, a soda italiana vem conquistando apreciadores nos cafés do mundo. Trata-se de uma opção mais saborosa e menos calórica aos refrigerantes. Cada copo, que pode vir em sabores tão variados quanto curaçau, maçã verde e tangerina, tem em média 70 calorias. "A soda italiana está ficando cada vez mais popular no mundo inteiro", afirma o francês Olivier Buchheister, da Monin, um dos principais fabricantes de xaropes naturais do mundo. "Criar refrescos de cores inusitadas é uma brincadeira muito divertida, todo mundo adora."

COLESTEROL NO COADOR



Duas substâncias presentes no café aumentam os níveis de colesterol. São o colesterol e o kahweol. Essas duas gorduras, no entanto, ficam retidas no coador. Tanto faz se for de pano ou de papel. Mas é importante ficar atento às formas de preparo que não utilizam o coador, como é o caso do café expresso, italiano ou turco. O excesso de consumo pode influenciar diretamente a elevação do colesterol.

Por outro lado, já foram realizadas pesquisas que apontam a liberação de gorduras dos tecidos adiposos. Trocando em miúdos, isso significa que o café pode contribuir para o emagrecimento. Esse efeito provavelmente está relacionado ao aumento do metabolismo provocado pela cafeína, estimulando a produção de hormônios chamados catecolaminas. Mas a liberação das gorduras dos tecidos adiposos não implica diminuição de seus níveis no sangue.

O Café nas Livrarias Vira Moda

Disseminam-se no Brasil os cafés de livraria, verdadeiros oásis para aqueles ratos de biblioteca, que mesmo sem dinheiro, podem, de graça, abrir, folhear e até ler um livro - dependendo do tempo disponível do cliente, é claro. Quando menos, dá para você ler a orelha, mesmo avançando no primeiro capítulo, com o que poderá se certificar se a obra é aquela mesma de sua predileção.

O café, se localiza geralmente no centro da loja, o que, por causa da situação privilegiada, o transforma num ponto de encontro de intelectuais ou meros curiosos. É verdade que há sempre os mal-educados que para lá se dirigem só pelo café ou pelo ambiente acolhedor, e se danam a falar alto ou dar gargalhadas, atrapalhando quem está lendo. Mas a maioria dos habitués é de leitores ávidos nos últimos títulos e também nos antigos ou clássicas.

Exposição mostra benefícios do café em shopping de Brasília

Hum, que cheirinho bom! Geralmente é isso que pensamos ao sentirmos o cheiro do café enquanto ele está sendo passado no coador, não é mesmo? Além do aroma agradável o café também pode fazer muito bem à saúde.

Cientistas de vários países do mundo têm descoberto, a cada dia, mais benefícios que o café pode trazer quando é consumido moderadamente pelo homem. E os resultados dessas pesquisas foram divulgados aos visitantes do estande da Embrapa Café no Shopping Boulevard (De 25 de junho até 5 de julho/2009).

Estudos relativos às influências do café no organismo humano estão sendo realizados por profissionais da área de saúde. Esses estudos comprovaram, por exemplo, que o café pode fazer bem ao coração, evita a depressão, estimula o aprendizado, ajuda a controlar crianças hiperativas e até pode ajudar em dietas para emagrecimento.

O café contém apenas 1 a 2,5% de cafeína, substância mais conhecida presente no grão. É a cafeína que produz esse efeito estimulante ao consumir o café. Mas o café possui ainda, e em maior quantidade, diversas outras substâncias importantes para o organismo humano, tais como: minerais, aminoácidos, lipídios, açúcares, vitamina do complexo B, além dos ácidos clorogênicos, que ajudam na remoção dos radicais livres, reduzindo o envelhecimento precoce dos tecidos.

Os estudos sobre o Café e Saúde fazem parte da programação de pesquisa do Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café, instituição que reúne a totalidade das instituições brasileiras de ensino, pesquisa e extensão rural que trabalham com o café. É o Consórcio que realiza as pesquisas em prol do desenvolvimento do agronegócio café brasileiro.

Produtos de café

Para mostrar que vários alimentos podem ser elaborados com o sabor do café, a Embrapa Café vai levar ao Boulevard Shopping, para degustação, biscoitos, amanteigados, cookies, sorvetes e brigadeiros preparados com café. Os visitantes poderão degustar também uma novidade, o iogurte sabor café.

Benefícios do Café para a Beleza

O Café da Manhã é o alimento mais importante do dia, e como o próprio nome diz, não pode faltar aquele cafezinho quente, que pode ser misturado com leite, puro, cappuccino, o que não pode é faltar.

O Café é bem consumido para perder o sono, sendo que apenas o cheirinho já faz um efeito. Essa é uma bebida de grãos do fruto cafeeiro, que são torrados. O café na verdade ingerido em quantidade certa faz muito bem á saúde, assim como possui vários benefícios há beleza.

A substância pode ajudar a prevenir várias doenças. Isso tudo por que contém Vitamina B, aminoácidos, potássio, cálcio entre outras coisas. O café também possui antioxidantes, que combatem os radicais livres, retardando o envelhecimento.

Além desses o café também trás muitos benefícios. Também não podemos esquecer que esse alimento contém cafeína, por isso que as pessoas não devem exagerar. Então previna sua saúde e beba moderadamente.

CAMPANHA: CAFÉ PARA A SAÚDE E PARA A ECONÔMIA DO PAÍS

Campanha mostra benefícios do café para saúde e economia do País: A campanha lançada no próximo dia 25 de junho de 2009, às 19 horas, na Sala São Paulo, da Estação da Luz, na capital paulista a fim de divulgar os benefícios do café como bebida energética e capaz de prevenir doenças, além de mostrar sua posição de destaque na economia nacional. Este é o objetivo da campanha Café é Saúde lançada pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes.

A campanha de utilidade pública foi veiculada entre os dias 29 de maio e 22 de junho/2009 em emissoras de TV aberta e fechada, revistas de circulação nacional, sites e salas de cinema do País. A meta é estimular o consumo saudável da bebida entre o público acima de 15 anos.



Por meio do Mascote Supercafé as peças promocionais abordam a função da bebida como estimulante para memória e auxiliar na prevenção de doenças, como depressão e asma. Também está no foco da campanha a importância do café para a economia. A cadeia produtiva do café gera cerca de oito milhões de empregos diretos e indiretos no País que é maior produtor e exportador mundial do produto. A campanha foi desenvolvida pela SLA Propaganda, empresa detentora da conta do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

FILME

O filme de 30 segundos produzido para televisão e cinema mostra o Supercafé percorrendo as lavouras de café, os caminhões com carregamento da produção até chegar à cidade onde deixa um "rastro" de energia.

A primeira edição da campanha, veiculada no final do ano passado (2008), trouxe o conceito do estímulo ao consumo do café entre os adultos jovens que substituíram a bebida por energéticos.

HOT SITE

Desde dia 29 de maio de 2009, internautas podem se informar mais sobre o agronegócio café e qualidade da segunda bebida mais consumida no País. O hot site estimulará a participação do usuário, por meio de um vídeo interativo que direciona a navegação conforme o tipo de público: consumidor, produtor ou distribuidor.

O site destaca informações como principais regiões produtoras de café, os tipos, a forma de transporte, atributos da qualidade da bebida e de que forma movimenta a economia brasileira. Além disso, a intenção do hot site é incentivar o tema café em blogs, sites de relacionamento e podcast.

EXPOSIÇÃO

Os participantes do 3º Fórum & Coffee Dinner terão acesso à Exposição Cafés do Brasil que será montada no foyer da Sala São Paulo. Na exposição, organizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), o Supercafé convida o visitante a conhecer o café como obra de arte e a tradição baiana de vender a bebida em carrinhos na rua. Também foram mostradas as peças da campanha Café é Saúde e um display digital interativo com curiosidades sobre o produto.

FONTE: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário