Total de visualizações de página

sábado, 11 de julho de 2009

Café Colonial

Apesar do nome, o café colonial é uma refeição que não tem a finalidade exclusiva de um café-da-manhã, podendo ser degustada a qualquer momento.



O café colonial, segundo o Wikipédia é uma refeição típica das cidades brasileiras de origem alemã, como as cidades da Serra Gaúcha, Gramado, Canela e Nova Petrópolis, e também em Santa Cruz do Sul, Igrejinha, Dois Irmãos, Guaporé, no Rio Grande do Sul. Café colonial na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina, nas cidades de Santa Rosa de Lima, Anitápolis, Grão Pará também é possível degustar o café colonial.

Constitui-se de uma mesa farta composta de alimentos como pães variados, manteiga, queijos, schmier (geléia), bolos, presunto, embutidos, leite, café, chocolate quente, vinho, salsicha bock, cuca, carne de porco, rosca, biscoitos, keschmier e mel, entre outros, sendo que a maioria dos produtos é artesanal e de produção caseira.

Noutras regiões brasileiras, especialmente rurais, a composição do chamado café colonial pode variar, nunca perdendo todavia o sentido de café-da-manhã bem farto.

O café colonial é uma das mais autênticas tradições da cultura e da cozinha alemã, tanto é que ainda hoje em toda cidade em que a população é de origem alemã, as famílias conservam este costume aos domingos à tarde. As mesas repletas de cucas, pães, apfelstrudel (torta de maçã), schmier, nata, queijo, salame, mel, queschmier, morcilias,conservas, chocolate quente, café, chás, wafles, tortas.

A tradição veio com os antepassados alemães que em cidades, do sul, onde não havia hotéis ou mesmo restaurantes, alguns colonos prontificavam-se a atender viajantes e turistas que ao chegarem tarde da noite procuravam alojamento e refeições. Então, no velho costume germânico, os alemães recebiam estes visitantes colocando à mesa o que havia de melhor.

As iguarias já tradicionais nas festas de kerb quando após as missas dominicais os fiéis, acompanhados de uma bandinha, dirigiam-se ao salão paroquial, onde tinha início todo o ritual dos Kerbs, e esse costume começou a atrair cada vez mais gente. Da necessidade de atender os turistas os colonos deram o início ao café colonial.

Outro modo de denominar o café colonial seria que representaria a mesa farta do colono, antes de ir, muito cedo do dia, para seus afazeres em suas pequenas propriedades rurais. Como ficava do alvorecer ao anoitecer envolvido no trabalho, o “café do colono”, por nós, comercialmente, chamado de café colonial, era extremamente reforçado, capaz de proporcionar-lhe energia suficiente para o desempenho árduo de suas funções.

Visto que o produto café colonial foi criado em Gramado/SC, uma região de forte colonização e influência alemã e italiana, a mesa servida nas casas, um pouco da tradição e história destas duas culturas.



Cardápio do Café Colonial
O cardápio possui variedade de Doces e Salgados; vinho, branco seco e tinto suave; Suco de uva natural; Bebidas quentes como leite, café, chá e chocolate; Bebidas geladas como chá e chocolate. Salgados quentes: lombo de porco, frango a passarinho, peito de frango, lingüiça fervida, polenta frita, pastel de presunto e queijo, croquete de frango,bolinho de queijo. Salgados frios; rocambole de frango, torta fria de frango, pizza de atum, pizza de presunto e queijo. Uma enorme variedade de frios, picles, pães e geléias. Doces coloniais; bolo de laranja, bolo de chocolate, bolo de limão, bolo de cerveja, bolo de requeijão, bolo de cenoura, bolo amendoim, rocambole, waffles. Isto tudo servido à mesa.

No Buffet as seguintes sobremesas (sugestão): Tortas de morango, marta rocha, chocolate, prestígio, floresta negra, aveia, maçã, gelatinas diversas, ambrosia, pudim, quindão, mousse de maracujá e chocolate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário