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domingo, 26 de julho de 2009

Campanha Publicitária da Tchibo

O efeito das palavras, sejam estas faladas ou escritas, atravessam gerações... afinal, as palavras podem libertar e oprimir, trazer alivio ou angustiar, fazer rir e chorar, assim como diz o texto A Força das Palavras, da escritora Lya Luft, para a Veja: "Palavras assustam mais do que fatos: às vezes é assim. Descobri isso quando as pessoas discutiam e lançavam as palavras como dardos sobre a mesa de jantar [...] Palavras ofendem mais do que a realidade - sempre achei isso muito divertido. Palavras servem para criar mal-entendidos que magoam durante anos...

Neste contexto, a psicanalista e escritora Betty Milan escreveu no artigo "O poder da Palavra" para a Veja: "Não somos educados para escutar o que dizemos. Como se essa educação devesse ser privilégio do psicanalista, e não um recurso ao alcance de todos. O fato é que poucos são capazes de escutar-se, e essa incapacidade é a maior razão do conflito entre as pessoas e os povos".

O Poder das Palavras Escritas
A Tchibo, maior torrefadora de café da Alemanha, decidiu retirar de circulação uma campanha publicitária cujo slogan se assemelha a um lema usado pela propaganda nazista durante a Segunda Guerra Mundial.



O mote "A cada um o que é seu" vinha promovendo a venda de produtos Tchibo em cerca de 700 postos de gasolina da rede Esso. O slogan reproduz um conhecido provérbio latino, suum cuique. Entretanto, durante guerra, os nazistas gravaram a frase "A cada um aquilo que é seu" no portão de entrada de Buchenwald, campo de concentração nos arredores de Weimar, no leste da Alemanha.

“Nunca tivemos a intenção de ferir os sentimentos alheios”, disse um porta-voz da Tchibo.

'Infeliz'
A empresa só reconheceu a gafe ao ser alertada pela reportagem do jornal alemão Frankfurter Rundschau.

A Tchibo declarou ter sido “infeliz” a escolha do slogan feita por agência de publicidade contratada. A empresa informou que irá retirar os cartazes da campanha dos postos de gasolina “o mais rápido possível”.

O vice-presidente do Conselho Central dos Judeus na Alemanha, Salomon Korn, classificou o incidente como “de uma falta de gosto insuperável” e um exemplo de “total ignorância histórica”.

Falta de Conhecimento Histórico de Publicitários
Esta não é a primeira vez que a falta de conhecimento histórico de publicitários causa constrangimento com a frase.

Em 1998, a Nokia usou a expressão na propaganda de capas de celular. Protestos do Comitê Judaico Americano fizeram a empresa retificar as peças publicitárias.

Pouco tempo depois, a rede de supermercados Rewe lançou panfletos com o slogan "Churrasco: a cada um o que é seu". A empresa pediu desculpas pelo ocorrido.

Quase um ano depois, foi a vez de uma cadeia de lanchonetes de fast-food pedir desculpas por uma campanha usando a frase.

Fonte: Aqui

O Poder da Palavra e da Imagem
Lendo tal frase lembrei-me do livro (publicado originalmente em 1966), A Cada um o Seu, considerado uma obra-prima da literatura italiana. O autor Leonardo Sciacia, considerado um dos mais importantes autores italianos do século XX, um virtuose de enredo fez o que parecia ser apenas um irônico relato policial se transformar em algo muito mais profundo: uma história que questiona até onde podem chegar a violência e a falsidade humana.(Editora Alfaguara). Observe como a imagem da capa do livro e da publicidade da Tchibo guardam semelhança... (eu achei)



Elio Petri , diretor e roteirista italiano, adaptou este grande livro, mas seu filme recebeu outro título no Brasil - era 'Condenado pela Máfia', com Gian-Maria Volontè e Irene Papas, atriz grega (dos filmes de Michael Caccoyannis). A história do livro (e do filme) narra a vida de um sujeito de reputação impecável que recebe uma carta anônima dizendo que vai morrer. Para surpresa da comunidade na cidadezinha siciliana, o homem é mesmo assassinado e um professor de liceu, Paolo Laurana, começa investigar o massacre do farmacêutico no país e do seu médico, mas o que chama a atenção é o silêncio de todos da aldeia, o silêncio, devido ao medo e corrupção...

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