Total de visualizações de página

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Café com Christoph Niemann

As ilustrações de Christoph Niemann têm surgido nas capas do The New Yorker, Atlantic Monthly, The New York Times Magazine e Ilustrações americanas. Sua obra ganhou numerosos prêmios do Instituto Americano de Artes Gráficas, Diretores de Arte Club e American Ilustração. Ele é o autor de dois livros infantis, "O Pet Dragão", que ensina os caracteres chineses para os jovens leitores, e "A Polícia Cloud." Após 11 anos em Nova York, mudou-se para Berlim com a sua mulher, Lisa, e seus filhos, Arthur, Gustav e Fritz. Seu site é christophniemann.com

Abaixo registro sua crônica de amor ao café, minha bebida favorita, através de desenhos feitos com manchas de café em guardanapos, uma deliciosa prosa.


Crítica do Autor:
Eu gosto tanto de café que eu tenho chá para o café da manhã: O primeiro copo do dia, em especial, é tão bom que eu temo não ser capaz de apreciá-lo adequadamente quando estou meio-adormecido. Por isso, festejá-lo duas horas depois, quando estou plenamente consciente.


Crítica do Autor:
Deve ter sido aos 5 anos que eu descobri pela primeira vez o sabor do café, quando eu experimentei acidentalmente uma colher de café gelado. Eu fiquei inconsolável: como poderia alguém arruinar algo tão maravilhoso como sorvete com algo tão repugnante como o café?


Crítica do Autor:
Aos 10 anos eu ainda odiava café, mas eu amava o ritual de fazer café. Todas os cafés da manhã meus pais ficavam encantados com minha fixação no processo de molhagem: pó de café + água = extração através de calor. Inspecionando meu primeiro contato com a produção do café...


Crítica do Autor:
Aos 17 eu ainda sofria de esquizofrenia café: Eu adorei o conceito de café, mas o sabor ainda guardava ressentimentos. Eu decidi que eu buscaria uma auto-cura. Neste meio tempo, fiz com os meus pais minha primeira viagem a Paris. Chegamos de trem no início da manhã e fui direto tomar um café. Encomendei um grande café au lait e forcei goela a baixo. Funcionou. Desde então tenho desfrutado do café diariamente.


Crítica do Autor:
Aos 21 anos eu trabalhava como estagiário em uma revista, na direção de arte. Eu tomava às 9h da manhã um gigantesco pote de café para ajudar a passar o dia. O pote fervendo na máquina de café e logo era sorvido (aroma e sabor) nos fortalecendo visivelmente até à hora de almoço. A noite, o restinho do café virava uma mistura preta com um cheiro pungente e com gosto de alcatrão. Nós aguentavamos sem recuar.


Crítica do Autor:
Quando cheguei a Nova York em 1995, fiquei encantado ao descobrir deli coffee. Na época, eu estava focado em menos ssabor e mais em quantidade e preço. Assim, eu estava no paraíso cafeinado. Em Janeiro de 1999 um amigo convenceu-me a mudar para latte. Dentro de semanas uma grande parte do meu orçamento acabou no L Cafe em Williamsburg.


Crítica do Autor:
Meu interior contabilista rapidamente convenceu-me a comprar uma dessas poucas máquinas de café expresso (para o preço de cerca de 10 altos lattes). Ela tinha um bico de vapor para aquecer leite, que devem ser cuidadosamente limpo após cada utilização. Eu não tive a paciência de fazê-lo. Dentro de alguns usos, uma crosta de orgânicos (pouco apetitosa), marrom escuro, fixou-se ao redor do bico. Alguns dias mais tarde tornou-se irremovível, e eu voltei a tomar o meu café fora de casa.


Crítica do Autor:
Aqui está um gráfico que mostra a minha escala de café ao longo dos anos. (1) Pinga café (café feito no filtro de papel); (2) Starbucks (empresa multinacional com a maior cadeia de cafeterias do mundo);(3), mirtilo bagels (Caveteria que oferece uma perfeita xícara de café); (4), gergelim bagels (pãozinho de origem judaica em formato de argola, muito popular em Nova York); (5) sementes de papoula-bagels (é um produto de pão feito de massa de farinha de trigo fermentada, na forma de um anel, feito sob-medida à mão e que primeiro é fervido em água e depois cozido. O resultado é um interior denso, elástico e meio-cru com um exterior acastanhado e às vezes estaladiço. Os bagels são muitas vezes cobertos com sementes, cozidas sobre a crosta do pão, sendo as mais tradicionais as sementes de sésamo ou papoila. Alguns têm sal salpicado); (6) tudo bagels. Por favor, não aponte meu breve namoro com mirtilo bagels contra mim. Eu me curei sozinho desta aberração.


Crítica do Autor:
Eu fiz grandes cafés, mas ao chegar no final o café ficava muito frio. Sobra sempre um pouco no copo, para que eu possa jogar na lixeira. Eu preciso percorrer um longo corredor até o banheiro onde encontro um dispenser adequado para jogar o copo de café. Assim, você normalmente irá encontrar uma torre de copos de papel em minha mesa.


Crítica do Autor:
Leite quente melhora o sabor do café, mas eu acho a espuma do leite inútil e irritante.
Minha mãe (que faz o mais delicioso café no mundo), está obcecada com uma máquina particularmente potente de fazer espuma. O resultado é uma camada de espuma impenetrável. Tenho a minha maneira de contorná-la antes de ser capaz de chegar ao verdadeiro café. Contudo, ela realmente faz o melhor café do mundo.


Crítica do Autor:
Assim, após uma longa conferência numa universidade, fui convidado para um jantar no campus. Para ir acompanhar as diversos deliciosas massas, saladas e quiches, o café foi servido. Quando você estiver querendo uma cerveja, o café é a bebida mais repugnante no universo.


Crítica do Autor:
Em Nova Iorque, eu estava sempre invejando as pessoas que podiam andar em um café e se comunicar com o cara atrás do balcão sem qualquer troca de palavras (eles fixam o olhar na gente e antecipam o seu pedido). Levei mais de 10 anos para chegar a essa fase, mas mesmo no final do meu mandato, em Nova Iorque eu finalmente descobri o seguinte: Gostaria de entrar na primeira cafeteria na Oitava Avenida, com nada mais do que talvez um sinal de aviso, meu amigo saberia minha escolha pessoal e prepararia: café (feito no filtro de papel) com leite.


Crítica do Autor:
Depois de uma semana de acertos as coisas tomaram um lamentável turno. Por alguma razão ele começou a fazer a escolha errada do café (metade e metade, dois açúcares). Eu sabia que se eu corrigisse ele, nosso vínculo misterioso seria para sempre manchado. Então, eu apenas engoli o café, ao invés do meu orgulho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário