Total de visualizações de página

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Segredos para um bom café


Já bebeu o seu café hoje?
Hoje comemoramos o Dia Mundial do Café.
Eu já tomei vários dos quais eu me dou o direito =)

Segundo o Pedro Valente
http://meme.yahoo.com/pedrovalente/p/l2Hrwzb

"Eu sou consumidor assíduo de café! Depois do vinho, é a bebida que mais aprecio. Mas quando vou a casas de amigos, percebo que muitos cometem erros básicos na hora de preparar o café, o que acaba comprometendo o seu sabor. Daí, pra reparar o gosto amargo, metem açúcar!


Por isso, separei algumas dicas muito úteis na hora de fazer um bom café. Veja só:

Temperatura da água

Não use água fervente na preparação do café! A água nesse estado escalda o café, modificando seu sabor e aroma. Quando a água começar a borbulhar sutilmente, desligue o fogo. A temperatura ideal da água para fazer o café é de 90° C.

Não use água da torneira

A água utilizada deve ser filtrada ou mineral. Além de afetar a saúde, o cloro encontrado na água de torneira pode alterar o sabor do café.

Não mexa o café na hora de coar

Não se deve mexer o pó no filtro. Muita gente faz isso com o intuito de que o café seja coado mais rapidamente, mas o contato com a colher neste momento pode alterar o sabor do café, além de correr o risco de rasgar o filtro, se ele for de papel. Despeje a água lentamente, em fio, exatamente no centro do filtro. Paciência é tudo!

Abaixo o açúcar!

O bom café não precisa ser adoçado. Misturá-lo com os outros componetes altera suas característcias e ele perde muito do seu sabor. Claro que é necessário preparar bem o paladar para tomar café sem açúcar, então a dica é diminuir a quantidade aos poucos. Assim, você poderá comprovar a qualidade do produto que tem consumido.

Café requentado NÃO

Isso não é um erro, é um pecado! Altera totalmente o sabor e corta o clima de frescor que deve ter um bom café. Prepare apenas a quantidade que será consumida imediatamente. Se sobrar, escolha uma receita que vá café frio, como batidas e doces, e só assim então reaproveite o seu café!"


Segredos para um bom café

Café, expresso, cimbalino, bica, italiana, curto, comprido, normal, cortado, com açúcar ou adoçante, o que os apreciadores gostam mesmo é sem aditivos. E não há cafés grátis, desenganem-se, nem quinta-feira que é o Dia Internacional do Café.

O JN foi à rua saber de que café gostam os portuenses e ao que parece os cafés serão como os chapéus: há de muito tipo e para todos os gostos. "As pessoas mais velhas gostam mais dos compridos, talvez por achar que fazem menos mal do que os curtos", contou Hélder Rocha, empregado de balcão há 13 anos, num café da Baixa do Porto. "Os mais novos preferem os cafés curtos e pouco aquecidos", acrescenta, que a vida deve parecer comprida a quem a quer viver rápido.

São muitos os cafés servidos naquela que foi possível determinar como sendo a hora de ponta da toma do café, pelo menos, na cidade do Porto. Entre as 13h30 e as 14h30, geralmente em grupo, que o café mais do que um vício é uma forma de convívio. "Não é só pelo café que vêm... É para estarem uns com os outros", afiança Hélder Rocha, há anos a registar hábitos de café a partir do "Cancela Velha".

Pedro Brito, gerente do "Guarany" partilha da constatação. "O café é uma desculpa para as pessoas se reunirem", disse ao JN, convicto de que há na cidade "uma cultura do café". Já Susana Pinto, funcionária do "Vício do Café", diz distinguir facilmente os verdadeiros viciados: não usam açúcar e identificam qualquer alteração do sabor, por ténue que pareça ao mais incauto bebedor de café.

E depois há as ruas que cheiram a café e gente que devia ser justamente compensada por disseminar esse mesmo cheiro embrulhado em cartuchos pelos cantos da cidade, pelos transportes e locais de trabalho, por onde passam até ao destino final. As casas onde o café ainda se vê, em pó e em grão, onde ainda se bebe passado por filtros de papel ou saído das máquinas expresso tradicionais.

Como Noelma Ferreira, de 64 anos, que não dispensa um bom café, mas que recusa sair de casa para o tomar. Compra-o em pó na "Sanzala", onde mais do que com o cheiro, a mimam com a garantia da saberem os seus gostos. Como antecipam também o gosto de Ângelo Podêncio, que vindo de Bragança pára na "Sanzala" por café e rebuçados.

Também na casa Cristina se prepara café, ouvidos, interpretados e entendidos os gostos dos clientes. Saber dar de beber bom café é uma arte, assegura Olívia Marques.

**Segredos para um bom café

por Maria Cláudia Monteiro


FONTE

Jornal de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário