Total de visualizações de página

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Organização Internacional do Café

Os Objetivos da Organização Internacional do Café é Alcançar um equilíbrio razoável entre a oferta e a procura mundiais de café e que contribuam para um equilíbrio a longo prazo entre a produção e o consumo.

A Organização Internacional do Café é uma organização de países membros destinada a gerenciar a produção e consumo de café. Ela reúne os maiores produtores e consumidores mundiais de café.

A Organização Internacional do Café (OIC), criada em 1963, com sede em Londres, é o principal organismo intergovernamental a serviço do café, congregando países produtores e consumidores. Seus principais objetivos são: coordenação de políticas e prioridades cafeeiras; melhoria da qualidade do café; fomento do consumo mundial de café, e incentivo à sustentabilidade da economia cafeeira mundial.

O Brasil é, historicamente, o maior produtor e exportador mundial de café, além de ser o segundo consumidor do produto. Por conseguinte, o País mantém presença ativa na Organização, sendo o maior contribuinte, entre os produtores, para o orçamento da OIC. O Governo brasileiro busca fortalecer a Organização, incentivando a participação de países produtores e consumidores, com vistas a promover a economia cafeeira e dar mais previsibilidade e sustentabilidade econômica ao setor.

A Organização Internacional do Café foi estabelecida em 1963, quando o Convênio Internacional do Café de 1962 entrou em vigor por um período de cinco anos, e vem funcionando ao abrigo dos sucessivos Convênios negociados desde então.

Esses Convênios incluem o Convênio Internacional do Café de 1968 e suas duas prorrogações; o Convênio de 1976, com uma prorrogação; o Convênio de 1983 e suas quatro prorrogações; o Convênio de 1994, e suas duas prorrogações; e o Convênio de 2001, que entrou em vigor em caráter provisório em 1o de outubro de 2001, e em caráter definitivo em 17 de maio de 2005.

Em 28 de setembro de 2007, o Conselho Internacional do Café aprovou o texto do Acordo Internacional do Café de 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário