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sexta-feira, 10 de julho de 2009

Por detrás de uma xícara de café

Por detrás de uma xícara de café
Organizadora: Mara Luiza Gonçalves Freitas
Editora: Tangará - 350 pg
Tangará da Serra/MT




Entre o prazer na degustação de uma saborosa xícara de café, seja ele preparado no coador ou extraído na máquina de café espresso, e a semente cuidadosamente depositada no substrato para o crescimento de uma futura mudinha de cafeeiro, está um pujante negócio que representa entre 70 e 80 bilhões de dólares por ano, compondo a base da economia de pelo menos 77 países.

No Brasil, historicamente posicionado como o maior produtor do grão e vice-líder mundial no consumo per capita, uma revolução, pós-extinção do Instituto Brasileiro do Café (IBC), modificou a trajetória histórica desse tradicional alimento brasileiro, com a inserção de um novo modelo de coordenação de cadeia produtiva, calcado na qualidade. É sobre esse alicerce que “Por detrás de uma xícara de café”, novo lançamento editorial da Editora Tangará, se consolida.

A inédita obra é destinada a todos aqueles interessados nos estudos e negócios do café (produtores, industriais, gestores, políticos, executivos, pesquisadores e acadêmicos de graduação e pós-graduação).

Organizada por Mara Luiza Gonçalves Freitas, a obra retrata os últimos 17 anos da cadeia agroindustrial do café, oferecendo uma importante reflexão sobre seus diversos elos, sob a perspectiva dos cafés especiais, indo do grão à xícara e avançando ainda sobre o meandro das instituições, dos comércios internacional e nacional, da sustentabilidade, da rastreabilidade e dos modos de consumo, a partir de uma sagaz compilação de artigos científicos das áreas de administração e economia, produzidos por 32 renomados pesquisadores brasileiros que participam da coletânea.

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