Total de visualizações de página

domingo, 6 de setembro de 2009

Independência do Brasil com Café

Alegoria ao Brasil num cromo de 1889, com destaque para a colheita de café numa fazenda, produto que então constituía a principal fonte de riqueza nacional. O mapa mostra os países com os quais o Brasil faz fronteira (ainda que assinale erroneamente o Equador) e informa o número de habitantes naquela época: doze milhões de brasileiros. (Fonte: aqui)

No programa Sem Censura, da TV Brasil, apresentado pela jornalista Leda Nagle, Darcy Lima foi entrevistado sobre os mitos que ainda existem e os benefícios que o café pode trazer para a saúde humana. O programa foi ao ar na tarde do dia 13 de agosto.

Durante o programa, o professor Darcy Lima revelou um fato ainda desconhecido pelo povo brasileiro: foi por causa do café que, às margens do Ipiranga, Dom Pedro I declarou a independência do Brasil. Segundo ele, o grito de independência foi exatamente naquele local porque ali existiam muitos prósperos produtores de café, o que incentivou o monarca a perceber que o Brasil tinha condições financeiras de não mais depender de Portugal na condição de colônia.

Darcy Lima

O professor Darcy Roberto Lima é gaúcho de Cruz Alta. Possui doutorado em Medicina pela Faculdade de Medicina do Royal Hospital of St. Bartholomew, da Universidade de Londres, Inglaterra e pós-doutorado em História da Medicina, também pela Universidade de Londres.

Sua atuação durante mais de vinte anos como coordenador científico do Café e Saúde é muito importante para o fortalecimento e a popularização desse programa, que derruba, para a sociedade em geral, os mitos existentes com relação ao café e mostra todos os benefícios do grão para a saúde humana.

Darcy Lima possui vários livros publicados que têm como tema o café. O próximo, que deverá ser lançado, ainda este ano, já com edição pronta nos Estados Unidos, intitulado “An unashamed defense of coffee: 101 reasons to drink coffee without guilt”, deverá ser lançado também no Brasil e na China. No Brasil, ele terá como título “101 razões para tomar café sem culpa”.

Fervoroso divulgador do café, Darcy Lima também sempre foi grande defensor do modelo de pesquisa adotado pelo Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café. Atuando na Universidade Federal do Rio de Janeiro, ele é membro do grupo coordenador e ajudou a fundar o Projeto Café e Coração, realizado em convênio entre o Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP e o Consórcio. Também participa do programa Café e Cérebro, desenvolvido por várias instituições de pesquisa do país.

Viva a Independência do Brasil

Imagens do Livro de José Roberto Teixeira Leite - A China no Brasil
•Influências, marcas, ecos e sobrevivências chinesas na sociedade e na arte brasileira - Editora da Unicamp

Bule do único serviço armoriado feito na China especialmente para o Brasil: o de chá e café com as armas do jovem Império e a inscrição: "Viva a Independência do Brasil", oferecido a Pedro I por "um grupo de patriotas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário