Total de visualizações de página

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Genoma do Café



O código genético do café já não é mais segredo. Cientistas brasileiros concluíram o primeiro seqüenciamento em grande escala do genoma do cafeeiro e construíram o maior banco de dados do mundo para o grão. São 200 mil seqüências de DNA. O seqüenciamento permitiu a identificação de mais de 30 mil genes responsáveis pelos diversos mecanismos de crescimento e desenvolvimento da planta (folhas, raízes, frutos, flores e ramos).

Criado para pesquisar o café em 1887, o Instituto Agronômico (IAC-APTA) dá o pontapé inicial na pesquisa do Genoma Café, que começou, na prática, na semana passada (18-22/fevereiro).

De olho no sequenciamento genético de uma das principais culturas brasileiras, o IAC mobilizou o setor para propor a pesquisa à Fapesp. Para isso, sugeriu ao Consórcio de Pesquisa Cafeeira do Brasil que este fosse o parceiro do Fundo no projeto.

O objetivo da pesquisa, na primeira fase, é obter 200 mil sequências genéticas do café arábica, que foi melhorado pelo IAC e representa 70% do café cultivado no mundo. Nesse total, pretende-se identificar cerca de 30 mil genes.



O genoma estudado é do tipo EST — só uma região do DNA que codifica uma informação genética. Segundo o pesquisador do IAC, Carlos Augusto Colombo, a idéia é seqüenciar o maior número possível de RNA de diferentes órgãos da planta — raiz , caule, flor, fruto —, e também de plantas em diferentes situações de estresse causado por variações do ambiente, pragas e doenças. "A finalidade é saber quais genes a planta usa para se defender", explica Colombo.

O primeiro passo é conhecer esses genes e depois saber a que aspectos eles estão relacionados, como maturação, florescimento, produção e outros. Este conhecimento se dará na segunda fase, chamada Genoma Funcional.

Em 2004, o Brasil foi pioneiro no mundo a concluir a primeira etapa do genoma do café, que resultou em um banco de dados com cerca de 200 mil seqüências de genes. Hoje, três anos depois, mais de 30 mil genes já estão identificados, como explica o pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Alan Andrade, que foi um dos responsáveis pela conclusão do genoma.

Segundo ele, esse banco tem sido de extrema importância para a pesquisa brasileira, já que oferece informações genéticas para as 45 instituições que compõem o Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café (CBP&D/Café), distribuídas em 14 estados brasileiros. O objetivo, como afirma Alan, é identificar e estudar molecularmente esses genes na busca de características de interesse agronômico, como resistência a pragas e doenças, entre outras.

Projeto Genoma do Café recebe o Prêmio Cecafé 2005 de Pesquisa




Segundo a Redação Terra o projeto Genoma do Café foi escolhido, por unanimidade, para receber o Prêmio Cecafé 2005 de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica. O projeto, que concorreu com cerca de 25 trabalhos, recebeu o prêmio em junho de 2005, durante o 1º Forum & Coffee Dinner, em São Paulo.

Desde 2003, o Conselho de Exportadores de Café do Brasil (CeCafé) concede prêmio a profissionais que tenham contribuído para a divulgação ou desenvolvimento do agronegócio do café brasileiro. Este ano, o objetivo era premiar um pesquisador ou uma equipe que se destacou pela realização de obra científica ou tecnológica de reconhecido valor e/ou se dedicou a produzir trabalho que signifique efetiva e marcante contribuição ao desenvolvimento do agronegócio café brasileiro.

Os pesquisadores foram escolhidos para o prêmio CeCafé devido à obtenção do primeiro seqüenciamento mundial do genoma do café, que resultou na construção de um banco de dados com 200 mil seqüências de DNA. Essa pesquisa permitiu, ainda, a identificação de mais de 30 mil genes responsáveis pelos diversos mecanismos de crescimento e desenvolvimento da planta.

O projeto Genoma do Café é uma iniciativa do Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café, CBP&D/Café, coordenado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e administrado pela Embrapa Café, uma de suas Unidades Descentralizadas.

Informativo Café Arábica

Informativo Café Robusta

Estão disponíveis no site do Cepea os relatórios de março de 2009 sobre os mercados de café arábica e robusta, que incluem os Indicadores CEPEA/ESALQ de ambas as variedades. Série de preços (Indicadores) e relatórios anteriores:

Um comentário:

  1. Cara Beth,

    A fotografia "Pé de Café" que ilustra a pagina desse site (Genoma do café), logo acima, é uma fotografia de minha autoria, portando está sujeita a Politica de direitos aurtorais e propriedade intelectual. Portanto, o link da fotografia original ou o meu nome deverá constar na imagem que está nesse site.
    Se isso não for possível, ela deverá ser retirada imediatamente do site, pois tenho minhas imagens à venda no site Getty images.

    Segue o link da fotografia original:


    http://www.flickr.com/photos/marthamgr/2596174477/


    Atenciosamente

    Martha Maria Grabner Raymundo

    ResponderExcluir