Total de visualizações de página

sexta-feira, 27 de maio de 2022

Café e Cachaça


As misturas brasileiras costumam dar samba para todas as horas. A histórica cana-de-açúcar, por exemplo, nos rendeu a cachaça. Sendo assim, por que não criar mais uma combinação memorável e apostar na mistura de cachaça e café para esquentar nosso inverno?

Cachacistas tendem a concordar que a cachaça é ainda mais sociável do que já aparenta, principalmente para combinações — seguras ou inusitadas. Associada a outra paixão nacional, o café, não há inverno que se sustente!

Confira, neste post, algumas boas ideias de cachaça e café para você inovar e estender o convite aos amigos!

CACHAÇA E CAFÉ: A FAMOSA RECEITA DE PARATY

No estado do Rio de Janeiro, a cidade de Paraty leva uma fama que se estende às suas belezas litorâneas, que é a da produção artesanal de cachaça. Lá, inclusive, acontece um festival dedicado à bebida, reunindo turistas e locais com proporção similar às altas temporadas.

Por isso, não é à toa que receitas mirabolantes surjam por lá — como esta, de cachaça e café. Para render uma garrafa da bebida, serão necessários

1 litro de cachaça
1 colher (sopa) de café
1 colher (café) de canela em pó

Após a mistura dos ingredientes, deixe-os curtir por 2 dias, pelo menos, até que a bebida pegue o gosto. E, para servir, basta levar por alguns segundos ao micro-ondas. Simples, não?

RECEITA DOCE PARA ESQUENTAR A QUALQUER HORA

Há quem pense que o choconhaque é a única mistura possível entre o álcool e um dos doces favoritos dos brasileiros. Mas a seguinte e criativa ideia traz ainda mais versatilidade ao chocolate — ao café e à cachaça também, é claro!

Para adocicar e aumentar a temperatura das noites de inverno, selecione os seguintes ingredientes:

30ml de cachaça
50ml de café
60ml de leite
Canela em pó (¼ de colher de café)
Chocolate em pó (1 colher de sobremesa) e raspas de chocolate
Creme de chocolate com avelã (2 colheres de sopa)

O primeiro passo é levar o creme de chocolate ao fundo de uma taça. Em seguida, cubra-o com o café quente e a cachaça da sua preferência. Aqueça, em outro copo, o leite com o chocolate em pó. Despeje-o na taça, decore com as raspas de chocolate e, para dar um toque gourmet, sirva uma canela em pau como mexedor.

DICAS PARA ESCOLHER UMA BOA CACHAÇA

Se até mesmo a degustação dessa brasileiríssima bebida merece um ritual, é claro que a escolha da cachaça também deve seguir um rigoroso e especial processo de pesquisa. Para você, que leva o assunto tão a sério quanto a Associação Mineira de Produtores de Cachaça, é fundamental decifrar as evidências deixadas por uma cachaça de qualidade! Vejamos alguns aspectos importantes:

A pureza da bebida

A cachaça não pode conter resíduos, ou seja: uma bebida cristalina é sinal de uma cachaça de qualidade. Isso vale tanto para as cachaças brancas quanto para as envelhecidas.

Os rastros da cachaça

Ao girar a bebida no copo, note se ela escorre aos poucos. Caso escorra, esse é um sinal da boa qualidade da bebida.

O aroma que fica no ar

Normalmente, as pessoas têm medo de sentir o aroma da cachaça. Mas a bebida de boa procedência não deve agredir as vias respiratórias, nem tampouco nos fazer lacrimejar. Além disso, uma cachaça boa também exala perfume, deixando sua fragrância marcante no ar.

O gosto da cachaça

Não se apresse em engolir a dose. Deixe-a na boca por alguns segundos, pois isso ajuda a dissipar a agressividade alcoólica — e o que permanece é o sabor da cachaça.

Agora, que você já sabe os segredos para escolher uma boa bebida, selecione a sua receita favorita de cachaça e café para reunir os amigos e espantar o frio! E não se esqueça de voltar aqui para nos contar como foram as experiências com essas novas receitas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário