O Brasil exporta toneladas de café anualmente. O país é o maior exportador de café do mundo. Na década de 1920, o Brasil produzia 80% do café consumido no mundo. Atualmente, o país é responsável por um terço da produção mundial.
O Brasil exporta toneladas de café anualmente, sendo o maior produtor e exportador mundial do grão. Em 2024, o volume exportado superou 50 milhões de sacas de 60kg pela primeira vez na história. Este volume é equivalente a cerca de 3 milhões de toneladas, já que uma saca de 60 kg é igual a 0,06 toneladas, e a exportação anual de grãos não torrados gira em torno de 2,3 milhões de toneladas.
Exportações recordes Volume recorde: Em 2024, o Brasil exportou um volume recorde de mais de 50,5 milhões de sacas de 60kg, que é um volume recorde para o setor, de acordo com dados do Cecafé.
Receita recorde: O valor recorde da exportação foi de US$ 14,7 bilhões, impulsionado pelos preços internacionais mais altos.
Principais destinos Estados Unidos: Principal destino do café brasileiro, tanto em volume quanto em valor.
Outros países: Alemanha, Itália, Japão, Bélgica, Turquia, Países Baixos, Rússia, Espanha e Coreia do Sul também são importantes compradores.
Desafios logísticos Problemas logísticos: Atrasos e alterações de navios para exportação, assim como as frequentes rolagens de cargas, levaram ao acúmulo de sacas não embarcadas em 2024.
Prejuízos: Esses problemas resultaram em perdas de receita de quase US$ 500 milhões e custos adicionais para os exportadores.

Nenhum comentário:
Postar um comentário