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domingo, 14 de novembro de 2010

Artistas incentivam o Consumo do Café na Colômbia


A Federação Nacional de Cafeicultores da Colômbia decidiu começar uma campanha para incentivar o consumo de café no país em abril deste ano. O que assustou os produtores foi o fato do café colombiano ser um dos mais conhecidos e exportados no mundo, mas ter o consumo interno equivalente ao de um país com baixa produção da bedida.

A campanha "Tome café" tentará aumentar o 1,87 quilo de café per capita dos habitantes da Colômbia. Na América do Sul, o número fica a frente apenas do Equador, com seus 0,67 quilos por pessoa por ano. Os produtores querem aumentar o consumo doméstico em 30% em um período de cinco anos, de forma que o consumo per capita anual chegue a 2,5 quilos.

Entretanto, muitos acreditam que a campanha será insuficiente. O jornalista e enólogo colombiano Hugo Sabogal narra no site South American Wine Group a primeira reunião entre os vinhos argentinos e o café colombiano que ocorreu na Expovinos de 2009.

"Lá, descobri que os participantes [colombianos] sabiam pouco ou nada de seu principal produto. Ao invés disso, foram capazes de reconhecer um Malbec Cabernet Sauvignon ou apreciar as diferenças entre os vinhos do Velho e do Novo Mundo. Mas ainda não conseguem distinguir o contraste de um café de um lugar específico na Armênia e um de El Pital, Huila", escreve o jornalista.

Em novembro/2010 começou a ser veiculada uma nova campanha para estimular o consumo de café na Colômbia. Quarto maior produtor de café do mundo, o país latino americano contou, entretanto, com uma ajuda extra para essa promoção.

Adriana Bottina, Andrés Toro, Marcela Dávila, Marre e Nicolás Mayorca estão entre os nomes dos artistas do showbizz colombiano que participam do novo projeto publicitário, intitulado "Colombianos com mais Ânimo". A campanha busca vincular o café e os valores positivos dos jovens talentos representantes da cultura do país para incentivar a população a consumir a bebida.

Atualmente, a Colômbia tem o segundo menor consumo de café da América do Sul, 1,87 quilo per capita, ficando atrás apenas do Equador e seus 6.700 gramas per capita.


Para Adriana Bottina, o café faz com que os colombianos tenham uma imagem positiva no exterior. Atriz e cantora de sucessos como Nadie es eterno en el mundo e La Hija de Mariachi, ela ressalta que promover o café é uma maneira de também ajudar um dos setores de maior representatividade do país.

Fonte:
Revista Adega

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