Total de visualizações de página

domingo, 28 de novembro de 2010

Café Salgado


Encontrei esta novidade: Café com sal! Não tive "coragem" ainda de experimentar o tal do café salgado... Fiquei imaginando a pergunta: "Açúcar, adoçante ou sal?!"

Origem do Café Salgado: 85ºC Backery Café

Os responsáveis pela criação da bebida foram os chefs do 85ºC Bakery Cafe, a mais popular rede de cafés da ilha, que tem esse nome porque essa é a temperatura ideal para passar o café. Eles hesitaram seis meses antes de soltar a novidade mas, quando ela chegou aos balcões, tornou-se o produto mais vendido da rede.

O que inspirou os chefs a salpicar punhados de sal no café foi o hábito taiwanês de jogar sal nas frutas – como o abacaxi e o melão – para destacar sua doçura, afirmou a porta-voz do café. Segundo uma taiwanesa, os habitantes da ilha são "gananciosos". "Nós gostamos de todos os sabores de uma só vez".

O segredo do sucesso é a sequência de sabores que a bebida proporciona, asseguram os chefs. Primeiro é saboreado o sal, que faz aflorar os sentidos. Em seguida, as pupilas sentem o adocicado do café, que deve estar bem cremoso. "Por causa do contraste de texturas, você saboreia o sal e o café em diferentes momentos", disse uma cliente depois de provar seu primeiro café. “É uma experiência multi-sensorial que dá certo”.

A mistura de sabores é uma marca da cozinha oriental, especialmente a da China e de Taiwan – que fazia parte do território chinês e reivindica sua independência desde 1949. Isso pode ser refletido nos chás populares da ilha, que são feitos com uma mistura de chá quente ou gelado com suco de frutas e bolas de tapioca para mascar.

O sucesso do café salgado e o gosto pelas misturas exóticas inspiraram os donos do 85ºC, que agora apostam no café misturado com frutas frescas. Já a sensação salgada está em fase de testes na China. Se a ideia também vingar no continente, a rede deve exportá-lo também para suas lojas na Austrália e nos Estados Unidos.

A Moda do Café Salgado

No texto da Júlia Zillig (fotografias da Alexia Santi) ela observa que a busca pela potencialização do sabor do café deu corpo à moda do café salgado em taiwan. no ocidente, esse tipo de combinação pode fazer muita gente torcer o nariz, mas é uma aposta recente em busca de diferentes experiências.

Hoje, toda vez que bebo o café salgado, eu penso na minha infância, na minha cidade natal. A frase, do conto Café Salgado, da escritora Shimada Coelho (www.shimadacoelho.blogspot.com), mostra algo que, à primeira vista, parece inusitado. Um café temperado com sal? No mundo, o café é conhecido por ser degustado puro ou com açúcar – ou adoçante, para quem quer uma bebida com menos calorias.

E seus acompanhamentos seguem a mesma linha: petits-fours, bolachas, chocolates. Tudo liga a bebida a toques mais doces, característica do paladar ocidental quando o assunto é café.

No entanto, em alguns lugares parece que a bebida do conto de Shimada ganhou adeptos. Em Taiwan, conhecida por uma gastronomia um tanto quanto exótica – insetos são servidos como petiscos, por exemplo -, tomar café salgado virou moda.

A onda surgiu na rede de cafés 85ºC Bakery Cafe, a mais popular da região, que hoje tem o produto como o mais vendido da casa. Para esse povo – que tem o hábito de jogar sal nas frutas para destacar sua doçura e como traço marcante a mistura de sabores -, o novo ingrediente não parece nenhuma grande inovação no Oriente. Segundo os especialistas locais, o segredo do sucesso é a sequência de sabores que a bebida proporciona. O sal aflora os sentidos e em seguida as papilas gustativas sentem o gosto adocicado do café.

Marcia Yoko Shimosaka, degustadora de cafés da AMSH Consultoria, esteve em Taiwan e conheceu o novo produto. Segundo ela, a ideia foi bastante divulgada pelo mundo, mas o próprio taiwanês não conhecia a nova combinação. No entanto, acha difícil que isso seja bem-aceito em outros países. Marcia teve oportunidade de provar o café salgado e conta que a sensação não foi muito agradável. “A mistura é exótica, o gosto é inexplicável. Mas não consegui dar dois goles na bebida. O cheiro do sal marinho se sobrepõe ao aroma do café.” O sal é acrescentado ao café em forma de creme, semelhante ao leite vaporizado. “Não acredito que essa prática obtenha sucesso em outros países.”

A opinião é compartilhada pela barista Isabela Raposeiras. “Acho que as pessoas vão poder entender que o café é um produto mais abrangente do que se acredita, mas ainda aposto que a cultura brasileira de café com bolo de fubá, por exemplo, será sempre mais forte. Acredito que a bebida combinada com temperos e sal, ainda por algum tempo, será uma ousadia de pessoas ligadas à gastronomia contemporânea e baristas com uma formação técnica mais profunda.”

A não ser que seja um caldo ou uma receita de comida com café, Isabela não acha que adoçar a bebida com sal seja uma combinação bem-sucedida. “Assim como também não gosto do resultado sensorial do café adoçado com o próprio açúcar. As situações felizes sensorialmente são harmonizações de café com comidas salgadas ou uso da bebida como ingrediente em receitas nas quais pode ser o fator principal ou um dos temperos que as compõem.”



E POR QUE NÃO?!

Um café normalmente pede um acompanhamento. No Brasil, se você vai a uma cafeteria, não espere que lhe sirvam a bebida com um pequeno salgado. Por uma questão cultural o café vem acompanhado de minibolo, petit-four, bolachinha ou até mesmo chocolate. Mas segundo Isabela Raposeiras, o ator coadjuvante poderia ser sim um salgado. “Infelizmente hoje no Brasil é difícil alguém servir café com acompanhamentos salgados. Sempre defendi essa combinação pelo efeito que eles causam na percepção da doçura natural do café. Hoje em dia, as pessoas comem algo doce antes ou durante o café, e, consequentemente, essa percepção fica rebaixada. Se o acompanhamento for levemente salgado, a doçura do café fica relativamente maior.”

Abraçar o paladar adocicado, no caso do café, é algo fortemente visto no Brasil e também lá fora. “Os doces e a pâtisserie ainda continuam mais fortes na combinação com café”, explica Isabela. Segundo a especialista, tudo é uma questão de harmonização.

“O grande segredo é combinar um determinado café com algumas comidas, como se faz com vinhos. Isso inclui grãos diferentes, métodos de preparo, tipos de torra, entre outros. Da mesma forma que fazemos com qualquer comida e bebida, podemos harmonizar café por semelhança ou contraste, dependendo do resultado sensorial que se queira obter.”

 FONTE:
Revista Expresso

Nenhum comentário:

Postar um comentário