Total de visualizações de página

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Garrafa Térmica: Como comprar uma


Conversando com o meu irmão sobre garrafas de café ele começou a descrever o que seria, pra ele, uma garrafa de boa qualidade. Lembrei que há alguns anos eu estava viciada em comprar garrafas térmicas. Tive várias. Fui experimentando. Acho que o meu encantamento por garrafas se deu na infância. Na década de 80, minha avó paterna tinha uma daquelas garrafas térmicas japonesas, com design sofisticado. Sério! o sistema de fechamento era bem prático, ou seja, bastava inclinar a garrafa pressionando um tipo de trava (botão) que ela abria e fechava hermeticamente. Era enorme. Acho que tinha capacidade para 1,5 litro ou 2, não sei. Ideal para a nossa grande família de apaixonados por café. Resistente a impactos "sobreviveu" a geração de alguns adultos e crianças.


Ainda gosto de comprar garrafas. Tive garrafas de vários modelos, tamanhos, cores, marcas. Não gosto, daquelas garrafas com acionamento por pressão na tampa.

Parece fácil, mas não é. Os viciados em café e chá sabem como é difícil manter o gosto dos líquidos e, principalmente, a temperatura por mais tempo. O mercado tem várias opções de garrafas térmicas e sempre ouvi dizer que comprar garrafas de boa qualidade é questão de sorte, mas vamos tentar desvendar os mistérios para você adquirir algo mais adequado e mais duradouro.

O problema das garrafas térmicas, que não mantem o calor dos líquidos por mais tempo, é que, além do material que pode não ser bom (aquelas com interior de vidro e plásticos não são boas) é que o modelo de abrir e fechar para retirar o café, por exemplo, pode não estar adaptação à sua realidade. No momento que você abre a garrafa térmica o ar quente sair e o ar frio entra e fica, esfriando a temperatura interna. Se você abre a garrafa toda hora, esse processo acelera e a garrafa vai esfriar com rapidez.


Dicas para a hora de comprar a garrafa térmica:
Você toma o café todo de uma vez ou você gosta de guardar para mais tarde? Essa pergunta vai determinar o esquema de abertura da garrafa que você vai comprar. Se você não gosta de guardar o café e toma tudo de uma vez, então opte por modelos de tampa de rosca, pois são mais baratas e são ideais para quem toma todo o café de uma vez. Assim, você só precisa escolher o tamanho. Já, se você guarda o café e vai tomando durante o dia todo, opte por garrafas que não precisam ser abertas constantemente, pois assim você evita a troca de calor. Existem aquelas no mercado que você aperta por meio da tampa (modelo botão como na imagem abaixo) e sai o líquido, essas evitam que você fique abrindo a garrafa para retirar o café.

Tipo de material que compõem a garrafa:
Existem garrafas térmicas com o interior de Vidro, Plástico e Aço Inox. Especialista dizem que o melhor é escolher a de Aço Inox por conta da resistência e por permitir que o café ou chá fique quente por mais tempo. A de Vidro tem menos retenção de calor do que a de Aço Inox e a de Plástico tem a tendência de liberar substâncias ruim em alta temperatura. Então, opte por garrafas com interior de aço inox.

Tamanho da Garrafa Térmica:
Escolha a garrafa que vai adequar complemente a quantidade que você toma da liquido. Exemplo: se você toma somente 500 ml de café ou chá escolha uma garrafa com essa capacidade, pois colocar o liquido quente em garrafas grandes demais esfriam mais ainda a bebida, pois quando você abrir a quantidade de ar frio que entrará será maior.

Com essas dicas você pode filtrar melhor suas opções e acertar mais ainda na escolha.



FONTE

https://adicadehoje.com.br/como-comprar-uma-garrafa-termica/

Nenhum comentário:

Postar um comentário