Total de visualizações de página

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Kaapi: o café filtrado da Índia


Também conhecido como “kaapi”, este café do sul da Índia é feito com grãos bem escuros e torrados com chicória fermentada num container de metal. Durante o processo, os grãos são comprimidos e fermentados, transformando-se em um dos cafés mais fortes do mundo. A bebida completa também leva leite e açúcar.

Assim como os vietnamitas, os indianos têm um tipo de café para chamar de seu. E um filtro especial para prepará-lo que é um tanto exclusivo. Conhecida por lá com o nome de Kaapi, a mistura é servida há anos da mesma maneira: 80% do grão, 20% de chicória e um pouco de leite, tudo preparado em um percolador (filtro) de café.

O método de preparo consiste em um equipamento com quatro peças de metal. O pó do café misturado à chicória é colocado na parte superior, que é fechada e comprimida com uma tampa metálica. A água quente é acrescentada na parte de baixo de forma que, quando você encaixa as partes e as vira de ponta cabeça, o líquido desce e se mistura ao grão. Depois de aguardar a infusão, basta inverter novamente para que a mistura passe pelo filtro e separe os sólidos do resultado final.



Depois de pronto, os indianos incluem um pouco de leite quente à mistura. Ela é normalmente forte e encorpada, sendo sempre servida nas chamadas tumbler-davaraa¸ canecas de metal que dispensam os luxos e focam na praticidade e, claro, na tradição do uso do utensílio.

Para os indianos – e também para quem já experimentou – o sabor e aroma do resultado desta mistura são incríveis. Tanto que, até hoje, existem cafeterias históricas dedicadas a agraciar as manhãs dos habitantes e turistas com boas doses de Kaapi.

E você? Experimentaria esta mistura?

FONTE

http://www.mexidodeideias.com.br/viagem/kaapi-o-cafe-filtrado-da-india/

Nenhum comentário:

Postar um comentário