Total de visualizações de página

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Chá e café reduz riscos de tumores cancerígenos


As causas do câncer no cerébro são pouco conhecidas, e os cientistas acreditam que a associação entre o risco e o consumo das bebidas pode dar pistas para a descoberta dos fatores que levam à doença.


O consumo elevado de café e chá diminui o risco de formação de tumores no sistema nervoso, conclui um recente estudo que abarcou uma década com pacientes de 10 países europeus. O estudo, publicado no American Journal of Clinical Nutrition, foi elaborado a partir de uma grande pesquisa sobre fatores de risco para o câncer feita em dez países europeus, com pessoas entre 25 e 70 anos.
 
Os participantes preencheram um formulário completo sobre hábitos alimentares. Ao analisar os dados, os pesquisadores constataram que aqueles que bebiam muitas doses de café ou chá por dia tinham um risco de câncer cerebral 30% menor do que os do que não consumiam nenhuma das duas bebidas.

Fatores como idade, tabagismo e histórico familiar foram considerados, para não influírem no resultado. Segundo os pesquisadores, é biologicamente plausível que café e chá diminuam o risco de tumores malignos no cérebro.

A cafeína mostrou-se capaz de reduzir o crescimento de um tipo de tumor chamado glioblastoma. Além disso, café e chá contêm antioxidantes, que ajudam a proteger as células dos danos causados pelo câncer e outras doenças.

A European Prospective Investigation into Cancer and Nutrition, centrada nos fatores de risco potenciais do câncer, incluiu ademais os resultados de vários enquetes sobre história médica dos participantes e seu estilo de vida, como dieta, exercício e tabagismo.

Também teve em conta a informação alimentária completa de quase meio milhão de pessoas que não padeciam câncer.

Uns 350 pacientes apresentaram glioma, um conjunto de tumores cerebrais que provocam o 80 por cento dos câncers malignos nesse órgão nos adultos, e a outros 245 se lhes diagnosticou um benigno, o chamado meningioma, explicam os autores.

Os que mais café ou chá consumiam eram um terço menos possíveis a desenvolver glioma, considerando fatores como a idade e o tabagismo, destacam. Esse tipo de câncer, chamado glioma, corresponde a cerca de 80% dos tumores cerebrais em adultos.

A julgamento dos especialistas, os resultados deste estudo incrementam a lista dos bons efeitos da ingestão dessas substâncias na prevenção de outros tipos de câncer, como o de ovário e de fígado.

Investigações prévias do Instituto Karolinska, da Suécia, concluíram que consumir pelo menos duas canecas ao dia de chá reduz o risco de câncer de ovário em um 46 por cento com respeito aos que não o tomam.

FONTE
Prensalatina

Nenhum comentário:

Postar um comentário