Total de visualizações de página

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Borra de café 100% reutilizada


Sabe a borra de café? Aquele pó que fica na cafeteira ou no coador após passar o café? Então, você sabia que ela pode ser uma grande ajuda no combate à dengue e que, além disso, pode ter diversas utilidades domésticas como adubo, repelente, desodorizador, biodiesel e muito mais?

Em 2011, o biodiesel produzido a partir de resíduos vegetais e animais, será usado por uma das Escolas de samba do Rio de Janeiro. Todos os carros alegóricos da Mocidade Independente de Padre Miguel serão movidos com o biocombustível. A escola de samba, que escolheu como tema para o desfile deste ano a agricultura - “Parábola dos Divinos Semeadores” -, utilizará cerca de 800 litros do óleo, produzido a partir de resíduos vegetais e animais.
Biodiesel é produzido a partir da borra de café

"No Brasil, há um grande consumo de café, calculado em duas a três xícaras diárias por habitante, por isso a produção de resíduo é intensa''.

Uma pesquisa do Programa Interunidades de Pós-Graduação em Energia da Universidade de São Paulo (USP) mostrou que o óleo essencial extraído da borra de café é uma matéria-prima viável para a produção de biodiesel. Segundo o estudo, o biodiesel pode ser produzido em pequenas comunidades, para o abastecimento de tratores e máquinas agrícolas.

A elaboração do combustível a partir do resíduo foi testada pela professora de química Denise Moreira em escala laboratorial. De acordo com ela, “no Brasil, há um grande consumo de café, calculado em duas a três xícaras diárias por habitante, por isso a produção de resíduo é intensa em bares, restaurantes, casas comerciais e residências”.

A professora afirma que o óleo essencial, responsável pelo aroma do café, já é utilizado, mas sua extração diretamente de grãos de alta qualidade é muito cara. A borra do café também contém óleos essenciais, que podem contaminar o solo quando o resíduo é descartado no meio ambiente.

O processo de obtenção do biodiesel é o mesmo adotado com outras matérias-primas. “O óleo essencial é extraído da borra de café por meio da utilização de etanol como solvente”, conta Denise. “Após a extração, o óleo é posto em contato com um catalisador alcalino, que realiza uma reação de tranesterificação com a qual se obtém o biodiesel”, diz à Agência USP. As características dos ácidos graxos do óleo essencial do café são semelhantes aos da soja, embora estejam presentes em menor quantidade.

A partir de um quilo de borra de café é possível extrair até 100 mililitros de óleo, o que geraria cerca de 12 mililitros de biodiesel. “No Brasil são consumidas aproximadamente 18 milhões de sacas de 60 quilos de café, num total de 1,08 milhões de toneladas, o que irá gerar uma quantidade considerável de resíduos”, aponta a professora.

Energia

Todo o experimento para obtenção de biodiesel foi realizado em escala laboratorial”, explica Denise, que é professora do curso técnico de Química do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETPS), em São Paulo. “O objetivo da pesquisa é mostrar aos alunos que é possível aproveitar um resíduo que é descartado no ambiente para a produção de energia”.

Segundo a professora, a implantação do processo de produção do biocombustível em escala industrial dependeria de um trabalho de conscientização da população para não jogar fora a borra de café, que seria recolhida para extração do óleo. “Sua utilização é indicada para pequenas comunidades agrícolas, que produziriam seu próprio biodiesel para movimentar máquinas”, sugere.

Denise lembra que em algumas fazendas de café, a borra é armazenada no refrigerador para ser usada como fertilizante. “Entretanto, seu uso frequente pode fazer com que os óleos essenciais contaminem o solo”, alerta. “O aproveitamento desse resíduo para gerar energia pode não ser uma solução mundial, mas está ao alcance de pequenas localidades”, afirma a professora.


Borra de café: Diversos usos domésticos

Em uma pesquisa realizada pela Bióloga Alessandra Laranja, através do Instituto de Biociências da UNESP, foi concluído que a borra de café possui a capacidade de bloquear a postura e o desenvolvimento das larvas do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue.

Receita simples de como afastar o Aedes Aegyrti dos vasos de planta

O Aedes Aegypti precisa de água limpa e parada para se reproduzir, e muitas vezes encontram perfeitos ninhos em pratos de vasos de plantas, que acumulam a água com a qual as plantas são regadas. Segundo a pesquisa citada acima, 500 microgramas de cafeína por mililitro de água, são capazes de bloquear o crescimento das larvas e ainda de funcionar como inibidor do tempo de vida dos mosquitos adultos.

Uma medida muito simples, é colocar 4 colheres de borra de água para 1 copo de água, e acrescentar esta mistura aos pratinhos das plantas, lembrando que esta deve ser trocada após 7 dias, pois, a cafeína perde o efeito.

Aqui vão algumas dicas de utilização da borra de café. É rápido, fácil, econômico e principalmente, sustentável.

* Para deixar o encanamento sem cheiro: Alguma vez você já sentiu um odor desagradável saindo das pias? Pois isso é fácil de ser resolvido com a borra de café. Despeje meia xícara de borra de café na pia e em seguida, despeje cerca de 5 xícaras de água fervente no mesmo ralo. A água empurrará os grãos para que o ralo não entupa e o efeito pode durar até uma semana.

* Limpador: Se você tem uma panela que simplesmente não limpa, ou um cinzeiro cheio de manchas, a borra de café como um limpador pode ser a sua solução. A borra é extremamente abrasiva e ácida, o que lhe dá uma vantagem quando se trata de limpeza difícil. Simplesmente misture com um pouco de água e em seguida esfregue com uma escova firme. Certifique-se de que os objetos que você vai limpar são resistentes a manchas. Caso contrário você tem que fazer da limpeza um processo rápido, porque, conforme mencionado acima, a borra de café pode tingir as superfícies.

* Repelente para gatos e pragas: Você pode adorar gatos mas, certamente não gosta que destruam seu jardim, certo? Basta misturar um pouco de borra de café com um pouco de casca de laranja, e em seguida espalhar pelo jardim. Uma vez que os gatos não gostam do cheiro do café, bem como de quaisquer cheiros cítricos, esta mistura vai conduzi-los para longe rapidamente! Não só ela pode manter os gatos fora de seu jardim ou quintal, como também a borra de café mantém as formigas bem longe! Formigas também não gostam deste cheiro, e muito provavelmente, da acidez do café. Após cerca de uma semana espalhando a borra persistentemente, a maioria destas formigas inconvenientes vai encontrar um novo lugar para morar!

*Adubo orgânico: Misture a borra de café no adubo feito em casa. Além de ajudar no crescimento geral de plantas e afastar pestes, a borra pode melhorar o crescimento de cenouras e rabanetes em particular. Antes de plantar, misture suas sementes de cenoura e de rabanete com borra de café. Depois, plante. Não só a borra aumentará o tamanho e a quantidade de cenouras e rabanetes que brotarão.

* Desodorizador: Quer você adore ou deteste o cheiro do café, este cheiro não é um problema quando se trata de usar borra de café como um desodorizante. A borra de café atrai e prende odores indesejáveis, sem misturar estes odores com o inconfundível aroma de café. Depois de secá-la (você pode usar toalha de papel) coloque a borra dentro de uma meia-calça velha. Feche e amarre a meia, e então simplesmente coloque estes sachês desodorizantes dentro de armários ou qualquer área que precise ser refrescada. Os resultados vão durar por algumas semanas, talvez por um mês. Você pode aplicar o mesmo método ao seu congelador.

* Para cultivar seus próprios cogumelos: Este é de longe um dos usos mais interessantes para a borra de café, bem como uma técnica que você pode desfrutar em ambientes fechados o ano todo. Se você é fã de cogumelos e café, vai ficar surpreso em saber como é fácil combinar seus dois amores, e ter seus próprios cogumelos crescendo dentro de dias. Primeiro você precisa de um pote de vidro ou balde. Em seguida, você precisará obter pedaços e partes de plantas onde já estejam crescendo cogumelos, disponíveis para compra em muitos locais. Após desfrutar de três ou quatro chávenas de café, coloque a borra molhada no pote ou balde, e então empurre um dos pedaços de planta com cogumelos para dentro da borra. A cada vez que você beber café, coloque a borra no balde e acrescente mais planta. Assegure-se de manter a borra úmida. Dentro de alguns dias você deve começar a ver o cogumelo crescendo. Continue acrescentando mais borra e pedaços de plantas, até ocupar todo o espaço de seu recipiente. Talvez surja um pouco de mofo crescendo na borra; apenas remova o mofo para que não afete os cogumelos.

FONTE

expressomt (Globo Rural)
verdenovo

Nenhum comentário:

Postar um comentário