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quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Baggio Café registra crescimento de quase 50% em 2010


A história da família Baggio com o cultivo de café iniciou-se em 1886 quando Salvatore Baggio, imigrante italiano, chegou à região da Mogiana, no interior de São Paulo. Com muito trabalho e economia, em 1890, comprou seu primeiro pedaço de terra. E foi crescendo no estado de São Paulo, Paraná e em meados dos anos 70 seus descendentes expandiram a produção para o sul de Minas Gerais.

Atualmente a família possui uma respeitável plantação, produzindo aproximadamente 15 mil sacas de café por ano. O carinho e a tradição do cultivo foram transmitidos de geração para geração, sendo preservado o conceito artesanal e puro deixado pelos ancestrais, associado a uma tecnologia de ponta. Atualmente é comandada por Liana Baggio Ometto, bisneta de Salvatore.

Estratégias inovadoras e situação econômica favorável impulsionaram expansão

Basta acompanhar os meios de comunicação para notar o quanto o consumidor brasileiro está ficando exigente. Com o aumento e melhor distribuição na renda, está sobrando dinheiro para investir em produtos de mais qualidade.

A consequência deste fenômeno está sendo sentida pela Baggio Café, empresa centenária no cultivo dos grãos. Só em 2010, a torrefadora registrou um crescimento de 49,6% em comparação ao ano anterior.

A empresa vem crescendo significativamente ano a ano. Além do bom desempenho econômico do país, o sucesso deve-se principalmente às estratégias de negócio adotadas. “Temos um espírito inovador e isso nos tem feito atrair cada vez mais consumidores”, revela Liana Baggio Ometto, diretora comercial da Baggio Café.

Entre as principais inovações da empresa está a linha Baggio Aromas, composta por cafés aromatizados em seis versões: Chocolate com Menta, Caramelo, Amaretto, Limão, Açaí e o caçula da família, lançado em 2010, o Chocolate Trufado. “Esses são produtos que agradam em especial as pessoas que não possuem o hábito de tomar café diariamente. É um sabor marcante, que deve ser reservado para as ocasiões especiais”, explica Clodoaldo Iglezia, diretor industrial da Baggio Café.

Com um bom produto nas mãos, o desafio de uma indústria é fazer com que ele chegue até o consumidor final. E isso, a Baggio Café tem feito com maestria. “Só em 2010 conseguimos aumentar nossos parceiros comerciais em 21,5%. É uma prova inequívoca de que estamos no caminho certo”, garante Liana.

Mas não basta apenas expandir. “Além dos novos clientes, fizemos um belo trabalho de retenção dos antigos. A manutenção de uma carteira de bons e fiéis clientes é o principal segredo de um negócio de sucesso”, acredita a diretora.

Para 2011 os planos são de mais crescimento. “Estamos investindo na unidade fabril a fim de aumentar nossa capacidade produtiva. Como o mercado sopra bons ventos, estamos otimistas de que o nosso setor só deve aumentar nos próximos anos”, acredita Iglezia.

Perfil-A Baggio Café orgulha-se de oferecer um café que além de corpo, tem alma. Um café produzido por pessoas apaixonadas pela terra e que há 126 anos chegaram da Itália de carteira vazia, mas com o coração e a mente cheios de sonhos e uma fé que move montanhas. Hoje, já na quarta geração, o empenho e a dedicação para fazer o melhor café vai desde a semente até a xícara. E o resultado é uma bebida de características excepcionais.

Os cafés Baggio, como são internacionalmente conhecidos, são produzidos nas melhores regiões para plantio de cafés especiais: Alta Mogiana e sul de Minas. As fazendas da família funcionam como uma linha de montagem, onde a natureza é mantida e preservada, e todo o processo passa por um rigoroso controle para que não haja desperdícios e perda de qualidade dos grãos.

FONTE

Revista Fator Brasil

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