Total de visualizações de página

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

São Paulo ganha Roteiro do Café


A estação da Luz faz parte do roteiro turístico

A história da cidade de São Paulo e sua relação com o café viraram roteiro temático inédito criado pela São Paulo Turismo, através do projeto Turis Metrô, em parceria com o Café Moka. O passeio guiado com duração de 02h30, transporta os moradores e visitantes da grande Metrópole ao final do século XIX e início do século XX, passando pelos principais pontos turísticos da cidade relacionados à produção caffeira.


Passeio guiado mostra os principais pontos turísticos da cidade relacionados à produção cafeeira
por Globo Rural Online

A Vila dos Ingleses é um patrimônio tombado e faz parte do roteiroOs turistas e moradores de São Paulo, SP, podem conhecer um pouco da história da cidade e sua relação com o café com o projeto Roteiro do Café. O caminho temático faz parte do projeto TurisMetrô, criado pelo governo do estado.

A estação da Sé é ponto de partida.

Na caminhada até a estação São Bento, o guia explica sobre como a economia baseada na cultura cafeeira contribuiu para o desenvolvimento urbano no final do século XIX e início do século XX.

Entre as atrações arquitetônicas estão os mais antigos arranha-céus da cidade, o Edifício Rolim (1920) e o Edifício Guinle (1913), da “Época de Ouro do Café”.

Uma das curiosidades é conhecer o local próximo à rua XV de Novembro onde funcionou, em 1850, a primeira cafeteria, instalada informalmente na casa de Dona Maria Emília Vieira, conhecida como Maria Punga, que servia café em xícaras importadas da França aos estudantes da Faculdade de Direito.

Nas proximidades, também se instalaram antigas cafeterias como o Galo da Sé, Café São Paulo, Girondino, Café Brasileiro e Café dos Andes. A visita segue para a mais antiga sede do Banco do Brasil na cidade.

O prédio possui adornos inspirados em ramos de café. Depois, será a vez de visitar o Largo do Café, local que recebeu esse nome por concentrar uma espécie de “bolsa de valores do café”, mais tarde transferida para Santos.



Na caminhada até a estação São Bento, o guia explica sobre como a economia baseada na cultura cafeeira contribuiu para o desenvolvimento urbano no final do século XIX e início do século XX.Os participantes embarcam na estação São Bento e a próxima parada é a Estação da Luz, linha de trem instalada para transportar o café produzido no interior até o porto de Santos.


A Vila dos Ingleses é um patrimônio tombado e faz parte do roteiro
 Nas redondezas, um ponto de parada interessante é a Vila dos Ingleses. O local, hoje tombado como patrimônio, foi construído em 1915 para abrigar funcionários da ferrovia.

Depois de uma caminhada pelo Parque da Luz para ver de perto um pé de café, os participantes embarcam na Luz e retornam à Estação da Sé para finalizar o roteiro.

O Roteiro do Café, realizado em parceria com a empresa Café Moka, funciona durante os finais de semana dos meses de fevereiro, março e abril, exceto nos dias 05/03 e 06/03 (Carnaval). Para participar, os interessados devem agendar o passeio pelo site http://www.cafemoka.com.br/

Para participar, os interessados devem agendar o passeio dois dias antes pelo site http://www.cafemoka.com.br/
chegar ao local com 30 minutos de antecedência. Ingresso: Apresentar 1 embalagem de qualquer produto Moka. Grátis para crianças de até 6 anos.



FONTE
Revista Globo Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário