Total de visualizações de página

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

O Porto do Café em Foto

É difícil dizer se foi a proximidade do porto que trouxe o sucesso internacional do café paulista, ou se foram as lavouras cafeeiras paulistas que provocaram o rápido crescimento do porto santista. A exportação do café provocou importantes mudanças em Santos, no início do século XX, com a construção de armazéns e instalações das empresas exportadoras e até a criação de um padrão de qualidade internacional, o Café Tipo Santos.

Antes do surgimento dos contêineres, as sacas de café, pesando 60 kg cada uma, eram levadas nas costas dos estivadores para o interior dos navios. Os trabalhadores, geralmente imigrantes europeus, orgulhavam-se da sua capacidade de transportar até seis sacas (320 kg) de uma só vez, como nesta foto famosa:



Outras Fotos:
- Docas - carregadores de café

- Embarque de café, nas Docas

- O vapor alemão Silvia, carregado com 130.136 sacos de café, maior carregamento saído do Brasil. Agentes Theodor Wille & Cia.

- Este cartão postal mostra diversas carroças levando sacas de café para armazéns do Centro de Santos. Vê-se as pessoas nas suas residências, sobre os armazéns, com sacadas com proteção de ferro trabalhado. O cartão é de 1905 e foi editado na França com o título "Chargement du café" (Carregamento do Café).

- No início do século XX, o cais santista, já com acostamento em amurada, tinha ainda a operação de carga integralmente manual, e continuava o uso de carroças para o transporte urbano, que só seria abolido em 1908.

Fonte: aqui
** Fotos do acervo do historiador Waldir Rueda

Nenhum comentário:

Postar um comentário