Total de visualizações de página

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

O Imaflora


O Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola) é uma organização brasileira, sem fins lucrativos, criada em 1995 para promover a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais e para gerar benefícios sociais nos setores florestal e agrícola.

O Instituto é referência na avaliação de empreendimentos para certificação florestal e agrícola no Brasil e realiza ainda trabalhos de treinamento, incentivo a políticas públicas e ao consumo responsável. O Imaflora atua nas seguintes frentes:

Café e Biodiversidade

Produção de café em propriedade certificada pela RAS


Devido à importância econômica global da cadeia do café e pelo seu potencial para a conservação ambiental, o GEF Global Environment Facility através do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento concedeu uma doação para a Rainforest Alliance visand.

O café é um dos produtos agrícolas de grande impacto na conservação da biodiversidade
e alto potencial econômico, por essa razão é importante incentivar o seu cultivo manejado, que respeite critérios socioambientais.

O Projeto Café e Biodiversidade acontece de maneira complementar ao Programa de Certificação Agrícola do Imaflora, apoiando os produtores de café já certificados e aqueles que querem se certificar. A meta do projeto é popularizar o consumo de café sustentável pela sociedade, aumentar a produção de café certificado no Brasil e a quantidade vendida do produto no mercado interno e externo. Para isso, o Imaflora realiza cursos de capacitação, atividades de treinamento e informação para produtores, empresas, comunidades e consumidores. As atividades acontecem antes, durante e depois do processo de certificação agrícola nas áreas produtivas.

Histórico:
O Projeto Café e Biodiversidade teve início em 2006, impulsionado pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), para ampliar as áreas de café certificado na América Latina e fortalecer o mercado de café certificado em todo o mundo. O PNUD acredita que através do cumprimento das normas de certificação RAS, a biodiversidade e as condições de trabalho são favorecidas.

Desde então, o Imaflora divulga os conceitos da certificação através de palestras, treinamentos, dias de campo, ações de divulgação e criação de políticas públicas do setor.

Além do Brasil, seis países da RAS (Rede de Agricultura Sustentável) participam da mesma iniciativa, buscando aumentar as suas áreas certificadas de café, em benefício da biodiversidade: Colômbia, Peru, El Savador, Guatemala e Honduras.

Parceiros e financiadores do projeto:
De 2006 até 2013 o projeto Café e Biodiversidade conta com apoio financeiro do GEF (Global Environment Facility), e a gestão administrada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

- GEF
- PNUD
- RA

Para conquistar o selo Rainforest Alliance Certified, as fazendas devem apresentar um sistema de gestão socioambiental. O produtor ou o administrador da propriedade deve utilizar técnicas para planejar e executar a produção, de acordo com boas práticas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário