Total de visualizações de página

quarta-feira, 1 de março de 2017

Kopi Luwak


Também conhecido como café civeta, o Kopi Luwaki é produzido na Indonésia e nas Filipinas com grãos extraídos das fezes da civeta, mamífero que vive, normalmente, em florestas tropicais. O sabor se mantém exótico graças às enzimas e bactérias únicas da civeta, acumuladas durante o processo de digestão da semente, que passa intacta pelo sistema digestivo do animal, já que as civetas só ingerem a polpa do café. Na Inglaterra, uma xícara de Kopi Luwaki chega a custar 50 libras esterlinas, o equivalente a pouco mais de R$ 310.

O café mais caro do mundo.

Enquanto o tradicional cafezinho diário continua sem impactar o orçamento doméstico do brasileiro, tem gente pagando uma fortuna para consumir a bebida. Utilizando técnicas de cultivo inusitadas, o Kopi Luwak é considerado um dos mais raros e exóticos tipos de café, mas também, o mais caro do planeta. Uma xícara da bebida preparada com a iguaria pode custar, em média, 50 libras esterlinas no Reino Unido.


E o quilo é comercializado por um preço médio de US$2.880. Mas o que torna o Kopi Luwak tão especial? Acontece que esse café, originário da Indonésia, é produzido com grãos extraídos das fezes de um mamífero chamado Civeta. O animal seleciona e ingere os frutos mais doces, avermelhados e maduros do café. 

No processo de digestão, apenas a polpa é digerida e a semente é defecada por inteiro.

Segundo o pesquisador Massimo Marcone, em sua passagem pelo sistema digestório, o grão é submetido a um processo, parecido com os utilizados por indústrias cafeeiras, que envolvem bactérias e enzimas digestivas. Elas são as responsáveis pelo sabor inigualável da bebida, que Marcone afirma ser “uma mistura de chocolate e suco de uva. Menos ácido e amargo do que os cafés comuns”. O Kopi Luwak – Na Indonésia, significa, respectivamente, café e civeta – tem uma produção média de 230 quilos por ano. E é exatamente a produção limitada do grão que o faz tão raro e o preço ser tão alto. E aí, aceita uma xícara desse café?



FONTE

http://jjfoodsolutions.com/2016/12/conheca-o-kopi-luwak/

Nenhum comentário:

Postar um comentário