Total de visualizações de página

quarta-feira, 22 de março de 2017

Café com Queijo


Harmonização de cafés especiais e queijos artesanais

Quem disse que aquele cafezinho tem que vir sempre acompanhado por um doce? Entenda por que a café combina tão bem com queijos. 

Parece regra: cafezinho tem que vir acompanhado de algum doce – pelo menosé assim que estamos acostumados. O café é natural da Etiópia e seu nome tem origem na palavra árabe “qahwah”, que significa vinho. Além do significado e da origem do grão, o que pouca gente sabe é que uma das formas de consumi-lo é com acompanhamentos umami, especialmente queijos.


Segundo Fernando Oliveira, proprietário da loja “A Queijaria”, em São Paulo, o brasileiro tem como costume preferir alimentos muito doces ou muito salgados, não explorando os demais gostos. Isso explica o hábito de tomar café sempre com um acompanhamento doce. “Eu acho que o café combina muito mais com alimentos umami e salgados. O queijo, por exemplo, tem o poder de ‘limpar’ o sabor do café e mostrar seu lado mais puro. Com essa combinação, dá pra sentir melhor a acidez e o amargor da bebida.”

Não há uma regra sobre qual queijo combina melhor porque tudo depende da safra do café e do tipo de queijo. Não há um consenso estabelecido, além de depender também do gosto de cada um.

Mas vale a pena fugir do óbvio e experimentar várias combinações. “Eu, que adoro acidez, por exemplo, aprovo a combinação entre café e queijo parmesão. Tem muito umami, e quando você está com todo aquele paladar aguçado do queijo, beber algo mais amargo, como o café, provoca uma sensação agradável”, afirma Fernando.

Melhor com umami

O especialista em cafés, Ton Rodrigues, sócio da True Coffee Brasil, tem opinião similar. “O café comum, que compramos em supermercado, tem em sua composição 96% de grãos. Como ele tem facilidade de impregnar-se de aromas, os grãos são fortemente torrados para tirar os sabores adquiridos desses 4% que não são café. Só que isso o deixa muito amargo, e para compensar pedimos uma combinação doce”.

Cafés de qualidade, no entanto, não têm no doce o parceiro ideal, garante o especialista. “A fruta da qual o café é extraído é adocicada. A própria bebida, feita com grãos artesanais e da maneira correta, também tem toques adocicados. Para sentir melhor esse gosto, a combinação ideal é com um acompanhamento umami ou salgado”, explica Rodrigues.

A mistura, em princípio, inusitada já começa a fazer sucesso em alguns estabelecimentos, como no restaurante italiano Vito, em São Paulo, onde o cafezinho é servido com um pedacinho de queijo. Os clientes estranham, mas acabam se acostumando. Que tal você experimentar também?

Workshop de harmonização de Café & Queijo

A Mercearia Mestre Queijeiro, em parceria com a True Coffee Brasil, realizará um #workshop de degustação de cafés especiais e queijos artesanais no dia 25 de março, no bairro de Pinheiros, em São Paulo.

No evento, serão degustados três cafés diferentes, preparados no método filtrado Hario V60 pelo barista Ton Rodrigues, e três tipos de queijos artesanais, selecionados pelo especialista Bruno Cabral que, ao lado de Ton, que orientarão a degustação.

A vagas são limitadas para até 10 participantes.
ServiçoOnde: Mercearia Mestre QueijeiroEndereço: Rua Simão Álvares, 112, PinheirosData: 25/03Hora: das 10 às 12h.Investimento: R$ 120,00

Link para inscrição: FoodPass

FONTE

http://drinkgoodcoffee.com.br/harmonizacao-de-cafes-especiais-e-queijos-artesanais/

Nenhum comentário:

Postar um comentário