Total de visualizações de página

sábado, 26 de setembro de 2009

Café Carioca - 69 anos de Tradição


Tradição desde 1939...
O "Café Carioca" surgiu na década de 30, situado à Rua Dom Pedro II, sendo logo depois transferido para a Praça Mauá, 1, onde se encontra até hoje. Inicialmente, a casa oferecia sanduíches e café, tendo ficado mais conhecida com a introdução dos famosos pastéis - que até hoje ocupam o primeiro lugar na preferência da clientela. O sucesso é tão grande que muitos clientes já levaram os pasteizinhos para outras cidades, fora do Estado, como Curitiba, Rio de Janeiro e Recife, ajudando a tornar o "Café Carioca" conhecido em âmbito nacional!

O "Café Carioca" surgiu na década de 30, situado à Rua Dom Pedro II, sendo logo depois transferido para a Praça Mauá, 1, onde se encontra até hoje.

Inicialmente, a casa oferecia sanduíches e café, tendo ficado mais conhecida com a introdução dos famosos pastéis - que até hoje ocupam o primeiro lugar na preferência da clientela. O sucesso é tão grande que muitos clientes já levaram os pasteizinhos para outras cidades, fora do Estado, como Curitiba, Rio de Janeiro e Recife, ajudando a tornar o "Café Carioca" conhecido em âmbito nacional!

Gente Famosa
Ao longo desses anos, o "Café Carioca" acompanhou de perto a história polí­tica e cultural do centro de Santos. Por ali já passaram Geúlio Vargas, Jânio Quadros, Eurico Gaspar Dutra, João Goulart, Lula e o santista Mário Covas, que não dispensava os pastéis quando estava na cidade. Também os artistas Nuno Leal Maia, Luis Américo, Ary Toledo e a esportista Hortência, para citar alguns nomes.

Origem do Café e Bar Carioca, conforme manuscrito elaborado por seu fundador.

Eu, MANOEL DE PAIVA FERNANDES, em setembro de 1939, aluguei uma loja com duas portas na Rua Dom Pedro II no 16 e, em 24 de novembro de 1939, inaugurei o CAFÉ E BAR CARIOCA.

Na época a esquina da Praça Mauá com a Rua Dom Pedro II, estava ocupada com a Telefônica a qual desocupou em setembro de 1940.

O proprietário, Sr. Manoel Fernandes Vieira, me escreveu uma carta me oferecendo a loja caso eu quisesse mudar para lá.

O aluguel era um pouco caro e estava havendo a 2a Guerra Mundial e a situação não era boa e eu estava com um certo receio, mas a solução era ir para lá.

Então eu resolvi vender o atual e admitir sócio no pequeno Bar Carioca, que foi o amigo Sr. Francisco de Oliveira Seabra, e fomos falar com o proprietário e fechamos o negócio.

Passado um ano, justo no dia 24 de novembro de 1940, fizemos a transferência para a esquina da Praça Mauá, onde se encontra até hoje. Ficamos lá sete anos e em novembro de 1947 vendemos para o Sr. Jandir Trindade e assim terminou a primeira fase e eu fiquei sem trabalho uns meses. Mas, um dia eu estava na Rua João Pessoa em frente ao Bar Caravelas e encontrei com o Sr. Serafim de Almeida Rato e ele me convidou para eu fazer com ele e o Sr. Arlindo Quaresma a compra de um Bar numa Sociedade.

Então ficamos estudando o caso para depois entrar em atividade, mas neste intervalo eu fui ao Carioca e então falando com o Sr. Jurandir, o proprietário, eu lhe falei que eu iria com mais dois sócios comprar negócio na praia. Ele se mostrou interessado em vender o Carioca, eu então falei com o Sr. Serafim e o Sr. Quaresma e lhes disse que era melhor nós comprarmos o Carioca, e foi o que fizemos, e passado algum tempo o movimento começou melhorando e resolvemos admitir mais um sócio que foi o Sr. Antonio Maneira da Silva, fazendo uma sociedade com quatro sócios que durou vinte e cinco anos, pois foi até dezembro de 1973.

Em janeiro de 1974 eu e o Sr. Antonio Maneira cedemos (venderam) o lugar para o Sr. Manequinho e para o Sr. Pepe os quais ainda se encontram lá continuando assim o Carioca com quatro sócios.


Galeria de Fotos aqui
Bar e Café Carioca Praça Viconde de Mauá, 1.
Santos, São Paulo, Brasil
Telefone: (13) 32191745

Nenhum comentário:

Postar um comentário