Total de visualizações de página

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

I Feira do Café em Marvão

Na Vila do Marvão (Marvão - Alentejo/Portugal é uma vila medieval cujas muralhas remontam ao séc. XIII), nos dias 11 a 13 de Setembro, acontece a primeira edição da Feira do Café, contando com diversas áreas temáticas. O objetivo é «afirmar o café enquanto produto chave no desenvolvimento econômico de Marvão e do país», avança a organização em comunicado.

De modo a representar as várias áreas e setores de impacto da atividade de torrefação, distribuição e consumo de café, a Feira vai incluir áreas temáticas diversas.

A área de «Produção/Degustação/Experimentação» prevê a representação institucional dos maiores países produtores de café, e a representação institucional do Centro de Investigação das Ferrugens do Cafeeiro. Haverá um momento de degustação de diversas origens de café, como «Arábica Natural» do Brasil.

«Comercialização» compreende a presença das marcas de café a operar no mercado português.

Na zona «Importância social do Café» aborda-se a decoração dos estabelecimentos comerciais do Marvão, recriando diversas épocas e ângulos sociais. Estará em análise o papel do café na política, na literatura, na vida dos estudantes, nas relações sociais e nas familiares.

«Percurso do Contrabando do Café» dá a conhecer, através do mapeamento e da caracterização do trajecto, o antigo percurso transfronteiriço de contrabando do produto, apontando elementos caracterizadores e os objetivos.

«Café e Saúde» realizar-se-á em colóquios abertos à população, contando com a presença de profissionais de saúde, tendo em vista o esclarecimento de alguns mitos inerentes ao consumo do café.

Mostras e exposições integram a área «O Café Para Além da Bebida – Expressão Artística», apresentando trabalhos elaborados por artistas e artesãos, nomeadamente pinturas e bordados. Estará também presente um conjunto de Organizações Não Governamentais (ONGs), que apresentam trabalhos realizados com materiais reciclados e com o uso do café como matéria-prima, além de escolas.

Serão ainda promovidas exposições de artefactos de produção das torrefacções que existiram em Marvão, na área «Exposição de Torrefacções Locais».

A iniciativa é da Associação Industrial e Comercial do Café, promovida em parceria com a Câmara Municipal do Marvão.

daqui retirado

I Feira do Café em Marvão
Marvão recebeu este este fim-de-semana a primeira Feira do Café, uma iniciativa da Associação Industrial e Comercial do Café e da autarquia local.

A antiga rota transfronteiriça de contrabando do café entre a zona de Marvão e a espanhola de Valência de Alcântara foi recriada, num percurso pedestre. O “Percurso do Contrabando Romântico do Café”, como é denominado pelo município de Marvão, pretende divulgar a rota antigamente usada para, de forma clandestina, passar o café de um lado para o outro da fronteira, o que significou o sustento de muita gente num passado de miséria.


Para quem nunca foi a Marvão, ou para quem quer relembrar a vila alenteja já o pode fazer através do Google Earth. A primeira localidade portuguesa a estar disponível em 3d no globo terrestre virtual. Para quem já tiver a aplicação instalada é só abrir este bookmark e deliciar-se com uma vista aérea sobre as casas e o castelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário