Total de visualizações de página

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Itália celebra II Dia Nacional do Espresso e do Capuccino

Apesar de o dia Internacional do Café ter sido comemorado no dia 14 de abril, foi no dia 16 que a Itália celebrou o II Dia Nacional do Espresso e do Capuccino.

Na península itálica, o café é parte da vida cotidiana e a bebida nacional por excelência, que chega a ser elevada quase a categoria de obra de arte. Mas nem sempre foi assim. Por volta de 1570, a bebida foi proibida aos cristãos por ser considerada maometana, e só foi liberada após o Papa Clemente VIII provar o café.

Agora, 440 anos depois, mais de 3.500 estabelecimentos italianos aderiram à comemoração, organizada pelo Instituto Nazionale Espresso Italiano, que pretende com a festa "educar" os consumidores e aconselhar quais locais são indicados para tomar o café tal como apreciam.

No país, são consumidos mais de 70 milhões de expressos por dia, e quase sempre com um mesmo ritual: o cliente entra na cafeteria, vai até o balcão, faz seu pedido, recebe o café, dá um gole e sai, sem nem ao menos se sentar.

O barista Antonio Buccina, afirma que "há muitas lendas no expresso, porque é, simplesmente café, sem aditivos". Buccina diz que é capaz de saber qual a nacionalidade de um cliente apenas por seu modo de pedir café: "quem pede café com leite é espanhol, enquanto os franceses costumam pedir café fraco, com sabor menos intenso".

O gosto pelo capuccino depois de comer é quase uma exclusividade dos estrangeiros, porque os italianos o tomam apenas quando têm fome ou no café-da-manhã, aponta o barista.

Fonte: Revista Adega

Nenhum comentário:

Postar um comentário