Total de visualizações de página

quinta-feira, 3 de junho de 2010

12ª Semana do Café em Barra do Choça

Eu li lá no Blog do Marcelo sobre a Semana do Café a ser realizada entre os dias 16 a 19 de junho em Barra do Choça/BA... Hum! a matéria destaca entre outras culturas a cafeeira. Por ser uma semana com muito aroma e sabor de café resolvi destacá-la aqui no Blog :D

                                                                        Cartaz de divulgação da Semana do Café


Um dos eventos mais aguardados do ano já tem data para começar. A Semana do Café está programada para ser realizada entre os dias 16 e 19 de junho na Central de Abastecimento de Barra do Choça (CEABA). Após um ano de pausa, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Agricultura, volta a realizar um dos principais eventos do gênero no estado. A Semana terá como tema a “Diversificação para o Fortalecimento da Agricultura Familiar”.

Na realização da 12ª Semana do Café, o município conta com o apoio do Governo Federal (através do Ministério do Turismo), do Governo do Estado (através da Secretaria de Agricultura e da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola – EBDA), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), do SEBRAE e da Câmara de Vereadores, além de outras entidades e empresas.

A programação do evento inclui uma série de atividades voltadas para os produtores rurais e para o público em geral. Palestras, painéis e atividades de campo, juntamente com os estandes de empresas e instituições, já são tradicionais durante a realização da Semana do Café.

Diversificação agrícola - Um dos destaques desta edição será o incentivo à diversificação da atividade agrícola no município. Nesse sentido, a Secretaria de Agricultura as unidades de demonstração, montadas na Estação Experimental da EBDA. Lá estão expostos os cultivos de produtos agrícolas com grande potencial de desenvolvimento no município de Barra do Choça. Dentre eles, morango, abacaxi, pimenta, inhame, palmito, banana, plantas medicinais e cana-de-açúcar. Também serão apresentados os cultivos ligados ao projeto Flores da Bahia, hortas comerciais e hortas domésticas.

Apesar da temática voltada para a diversificação, a cultura cafeeira também terá o seu espaço no evento. Um dos painéis abordará as alternativas de mercado para a lavoura cafeeira. Outro segmento que terá atividades voltadas à difusão de tecnolgoia será a pecuária de leite, através da unidade de manejo montada na Estação Experimental da EBDA.

Diversão – a Semana do Café também abre espaço para o lazer e a cultura. Durante todos os dias, à noite, serão apresentadas atividades culturais no palco principal do evento, montado no CEABA. Shows, apresentações teatrais e culturais diversas, divertem os participantes do evento. No sábado, 19 de junho, acontece o tradicional encerramento da festa com um grande show de forró, com artistas da cidade e uma atração regional. Neste ano, o encerramento da Semana do Café, marca também, o início da programação do São João 2010 em Barra do Choça.

História – O primeiro evento municipal ligado à agropecuária ocorreu no ano de 1998 – a 1ª Semana do Café, quando se fez necessário discutir as políticas cafeeiras, não somente da região, mas de todo o país. Isso ocorreu em razão da séria crise pela qual passava a atividade naquele momento. Diante disso, o município teve a iniciativa de trazer para si a responsabilidade, e realizou um evento para tal fim, com abrangência nacional. Em decorrência, o município conseguiu alavancar sua economia, através da consecução de importantes parcerias: EBDA, Governo do Estado, Agentes Financeiros, Universidade Estadual do Sudoeste, Sebrae, CAR, EMBRAPA CAFÉ, ASSOCAFÉ, COOPMAC, Ministério da Agricultura e empresas privadas, que apoiaram e fortaleceram o evento a cada ano.

*Autoria: José Amorim da Silva Filho – DRT/BA Nº 2431.

Nenhum comentário:

Postar um comentário