Total de visualizações de página

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Maior Xícara com Café



Brejetuba é conhecido como a Capital Nacional do Café, está localizada a 147 km de Vitória-ES, Brejetuba produz hoje um dos melhores cafés do Brasil. Rodeado pela exuberante Mata Atlântica, a cidade reúne condições propícias para turistas em busca de um local calmo e distante da correria do dia-a-dia.

O município de Brejetuba nasceu em 15 de dezembro de 1995, desmembrando-se de Afonso Claudio, com apenas 16 anos de existência Brejetuba desponta como uma cidade promissora, um povo humilde, trabalhador e muito hospitaleiro habita a cidade que tem em sua base de renda o cultivo do café arábica.

Com um grande potencial turístico ainda pouco explorado, Brejetuba possui varias cachoeiras, fauna e flora ricas em espécie, destacam-se como local de visitação para os turistas a Pedra Submarino, a Rampa da Pedra da Torre, a Cachoeira da Rampa e a Cachoeira do Bernardo.


Rampa da Pedra da Torre

Pedra Submarino - Brejaubinha.

Com mais de 508 propriedades produzindo café de qualidade, Brejetuba tem despontado no cenário estadual e nacional como referência no trabalho de qualidade em cafés arábicas especiais, recebendo grupos de produtores e compradores de todas as partes do Brasil e Exterior. O município conta hoje com 135 descascadores instalados e funcionando, sendo que 10 descascadores trabalham em regime comunitário, administrados por associações de produtores, projeto esse que é pioneiro no Brasil.

No município um total de 1.280 propriedades trabalha com o cultivo do café arábica, com uma área plantada de 16.000 hectares o café representa 90% da renda do município. Outro destaque na produção de café é a alta produtividade por hectare uma Média 25 sacas, enquanto que a média no ES é de 16 sacas.

Brejetuba é um município de topografia montanhosa, as plantações de café se estendem por vales e montanhas formando um imenso tapete verde. O relevo oscilando entre 600 á 1000 metros proporciona a formação de lindos vales e chapadas, montanhas, cachoeiras e cascatas, tudo isso rodeado pela mata atlântica que cobre cerca de 25% do seu território. Com um enorme potencial para prática de esportes de aventura como rapel, parapente, asa delta e outros o município tem atraído pessoas de varias partes do estado e do Brasil em busca de aventura.

Tomar um cafezinho cultivado, colhido e preparado em algumas das diversas propriedades que produzem o grão no município é uma experiência única, Brejetuba é o único lugar do estado do ES, onde o visitante pode aprender e conhecer tudo sobre o plantio, cultivo, colheita, preparado e sabor dessa bebida que é a segunda mais consumida no mundo, só perde para a água.

A coagem do Maior Cafezinho do Mundo, que é realizada tradicionalmente todo dia 24 de maio, na data onde se comemora o dia nacional do café, fortalece ainda mais o vínculo de Brejetuba com essa bebida, na coagem do Maior Café do Mundo é utilizado um Coador Gigante que mede 2,20 metros de diâmetro por 2,70 metros altura e uma Xícara Gigante com capacidade para 8.260 litros, medindo 2,70 metros de altura por 2,50 metros de diâmetro.



Brejetuba em 2008 construiu uma Xícara de café gigante com 2,3 m de diâmetro e 1,5 m de altura. A maior xícara de café já feita neste mundo tinha sido no Panamá em 2007 e tinha 2840 litros de café e Brejetuba resolveu quebrar a banca e fazer uma com 3500 litros, sendo que para isto foram necessários 300 quilos de pó de café, despejados em um imenso coador, a água quente foi despejada através de um caminhão pipa, e o café caiu na xícara, onde já estava preparado todo um sistema complexo de torneiras para servir gratuitamente aos visitantes. Apesar do exagero, o café de Brejetuba não foi para o Guines Book, o Livro dos Recordes, como o maio café do mundo. Na época, o Vietnã conseguiu superar o café de Brejetuba e preparou 3.6 mil litros.

Em 2010 Brejetuba repetiu e aumentou a dose de café. A xícara foi construída em chapa de inox nas dimensões de 20,3x15 m e capacidade para 4000 litros de café, e o pires com 34x2 m. 


Maior xícara de café do Mundo. 

Nei Dias preparando para iniciar a coagem do café. 

Rank Brasil cuidando da certificação (caminhão com a água do café) 

Coador confeccionado pelo alfaiate Nei Dias. 

Caminhão cedido pela Agrope. 

Coador da Maior Xícara de Café do Mundo 





FONTE

http://edwesley.blogspot.com.br/2010/05/maior-cafe-do-mundo_29.html

http://www.brejetuba.es.gov.br/historia.asp?id=8

Nenhum comentário:

Postar um comentário