Total de visualizações de página

quarta-feira, 25 de maio de 2016

Cafezal urbano do Brasil


Pouco sabem mas, a cidade de São Paulo é mãe do maior cafezal urbano do Brasil! De um lado, o Parque do Ibirapuera, o MAM e a Bienal; do outro, a vida boêmia da Vila Mariana; e no centro, dentro do Instituto Biológico, mais de 1500 pés de cafés estão quase prontos para serem colhidos. E você pode fazer parte da colheita, sabia?


Desde 2006, o evento Sabor da Colheita abre as portas do Instituo Biológico para visitação à plantação, colheita do café, e é claro, degustação da bebida preparada a partir de grãos arábica das variedades Mundo Novo e Catuaí, uma raridade, já que o este café não é comercializado e sim, doado para o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo. Ao todo, os grãos colhidos todos os anos pelo Instituto somam, em média, uma tonelada!

Imagem: Instituto Biológico
Fazer parte da colheita é um presente! Programado para acontecer no próximo dia 25, dia que antecede o Dia Nacional do Café (24 de Maio), o Sabor da Colheita oferece, gentilmente, comidas típicas da fazenda e da época, como bolo de milho, pamonha, canjica, além de pão de queijo, doces de abóbora, goiabada e outros quitutes deliciosos.

O evento é gratuito e sem necessidade de agendamento. Mas como a data do início da colheita pode mudar, é conveniente que você confirme pelo telefone (11) 5087-1704.

Parte dos grãos colhidos será beneficiada, torrada e encaminhada ao Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo. Em 2015, o IB doou 300 sacas de café para o Fundo. No evento de 2016, são esperadas cerca de 300 pessoas.

Bora lá colher grãos de café no maior cafezal urbano do Brasil?

Imagem: Instituto Biológico
SERVIÇO ::
Sabor da Colheita
Local: Instituto Biológico – Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 1252, Vila Mariana, SP
Data: 25/04, à partir das 10h (confirmar data)
Grátis

Cafezal do Instituto Biológico
Importante opção de turismo dentro da cidade, o cafezal do Instituto Biológico é o maior do gênero instalado em área urbana, formando uma grande área verde no centro da capital paulista.

No coração de São Paulo, a menos de dez minutos da Avenida Paulista, existe uma plantação de café. Isso mesmo. A cidade que não pára, capital do Estado e metrópole financeira do País, conhecida por seus arranha-céus e enormes engarrafamentos, também abriga o maior cafezal urbano do Brasil.

São 1.035 pés de café, plantados em uma área de mil metros quadrados do Instituto Biológico, na Vila Mariana, uma das áreas mais nobres do Município. Na verdade, o Instituto nasceu justamente de um problema enfrentado pelos produtores de café.


Assista ao vídeo do Cafezal
IB possui a certificação UTZ Kapeh ao maior cafezal urbano no Estado de São Paulo

HISTÓRIAO café entra no Brasil em 1727 e se espalha por vários estados, chegando ao Vale do Paraíba, São Paulo, em 1806. Em 1849, o Brasil já era o maior produtor mundial dessa cultura. No início do século XIX os grandes produtores de café, os chamados “Barões do Café”, exerciam grande influência política no Estado de São Paulo. Por força desse grupo econômico, que clamava por uma assistência técnica para o controle das pragas que ocorriam em seus cafezais, em 1927, para atender essa e outras demandas, foi criado o Instituto Biológico.

Na metade da década de 50, junto ao edifício sede do Instituto Biológico, foram plantados cerca de 2.500 pés de café com a finalidade de servir à pesquisa científica e, também, preservar a memória histórica da Instituição. Hoje, o cafezal ocupa uma área aproximada de 10.000 m² e possui 1.536 pés de café das variedades Mundo Novo e Catuaí. Atualmente, seu propósito maior é didático, histórico e cultural, destinando-se às pessoas que desejam conhecer uma plantação de café, sua história e outras particularidades, além dos princípios das boas práticas agrícolas.



SABOR DA COLHEITA
Desde 2006, entre os meses de maio e junho, é realizado o evento “Sabor da Colheita” – ato simbólico que marca o início da colheita do café no Estado de São Paulo.

CAFÉ, ESSE NOBRE GRÃO
Em média, cerca de 1 tonelada de grãos é colhida nesse cafezal, resultando, após seu beneficiamento, em aproximadamente 500 kg, os quais são doados ao Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo. Essa produção varia em função da bianualidade da cultura, pois o café apresenta maior produtividade em um ano e, no ano seguinte, decai a safra.



VISITAS As visitas devem ser agendadas com antecedência. 

Instituto Biológico
Av. Cons. Rodrigues Alves, 1252, Vila Mariana, São Paulo, SP Fone: (11) 5087-1704 com Harumi Hojo

Fonte:


http://www.biologico.sp.gov.br/cafezal.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário