Total de visualizações de página

domingo, 22 de maio de 2016

Primeira Cafeteria Orgânica do Brasil


A Primeira Cafeteria Orgânica do Brasil o Terra Verdi - Café Orgânico, completou no dia 22 de maio/2016, 16 anos de atividade. Desde a sua inauguração, vêm torrando cafés orgânicos de alta qualidade, produzidas pelos parceiros do Sul de Minas e Norte do Paraná e comercializando através do Fair Trade, ou comércio justo. Cafés de outras regiões também já foram torrados e comercializados pelo Terra Verdi - Café Orgânico. 

A primeira cafeteria orgânica do Brasil serviu de incentivo para outras cafeterias orgânicas em outros países, como Equador, Colômbia e Japão. 


Atualmente a cafeteria oferece cafés orgânicos do Sul de Minas e Norte do Paraná, na xícara, em pacotes de café torrados, ou torrados e moídos para casa. Atende também outras cafeterias ou escritórios em Curitiba ou despachando para outras localidades no Brasil.

Terra Verdi Café Orgânico - Claudio Ushiwata Entrevista Kenzo e Karin

Durante estes 16 anos, a cafeteria se transformou num espaço cultural, com músicas dos compositores Hermeto Pascoal, Harry Crowl e Rogério Krieger diretamente na parede ou em partituras expostas nas paredes da cafeteria.

No projeto Música para Alma do Terra Verdi, já estiveram presentes diversos músicos e artistas da região e de outros lugares do Brasil e Estados Unidos.

Hermeto Pascoal e Andy Johnson no Terra Verdi - Café Orgânico
 

Na cafeteria são realizadas apresentações de Curtas-metragens são realizadas todo mês, com presença de diretores e pessoas ligadas à arte. Diretores como Beto Carminatti, Guido Viaro, Túlio Viaro, Neni Glock, Eloi Pires, Estêvão Silveira, Pedro Merege, além de outros já apresentaram seus curtas-metragens. As edições do Curta com Vinho acontece todo mês entre a lua crescente e cheia.


O cafeteria também é um espaço para encontros mensais do Clube do Vinho Orgânico, atualmente já na 77ª Reunião Ordinária, onde além de vinhos são degustados e apreciados pratos de diversas regiões do mundo, buscando uma perfeita harmonização. O Nhoque da Fortuna também é uma tradição resgatada dos italianos imigrantes mas incorporados no programa mensal do Terra Verdi.




BENEFÍCIOS DA CASCA DE LARANJA

Descartá-la, é desperdiçar uma fonte de nutrientes, carregada de benefícios medicinais. A escritora Rebecca Wood, autora da publicação americana “Enciclopédia dos novos alimentos integrais”, cita que se a laranja é uma fruta indispensável, sua casca também merece destaque. Pode conter cerca de 60 flavonoides, e mais de 170 fitonutrientes, essenciais para a manutenção da saúde da pele e do sistema imunológico. Além disso, pode ter usos em truques naturais de beleza.

Propriedades medicinais e uso estético

Usos-da-casca-de-laranja. A casca de laranja pode ser comparada com a casca de maçã, quando se fala em propriedades medicinais. Sua ingestão regular otimiza o aparato digestivo. Remove gases, azia, eructação ácida, e náuseas, ajudando até a equilibrar o apetite. Os experimentos realizados também demonstram que este produto natural é de grande utilidade no combate ao colesterol e aos triglicérides, inclusive em pessoas que sofrem com tais condições em decorrência do peso corporal excessivo.

Auxilia no tratamento de problemas nas vias respiratórias, tratando a asma e reduzindo a tosse, por exemplo. Um de seus compostos, a hesperidina, foi identificado como eficaz contra a osteoporose e na prevenção do câncer de cólon. Para as finalidades descritas, há que beber 1 colher de chá do pó de casca de laranja em 1 copo de água mineral, pelo menos 3 vezes na semana.

Quando em forma de óleo essencial, são potencializadas as propriedades anti inflamatórias e anti microbianas. Este também é um excelente sedativo, podendo, ainda, ser inalado para acalmar os nervos. Se quer afastar a insônia, ou criar um ambiente “tranquilizador” em sua casa, ferva 2 mãos cheias de cascas secas em 1 litro de água, deixando em ebulição por vários minutos, para que o aroma fique “pairando” no ar.

FONTE

http://organicosdobrasil.blogspot.com.br/2016/05/

https://www.facebook.com/Terra-Verdi-Caf%C3%A9-Org%C3%A2nico-144292825634145/

Nenhum comentário:

Postar um comentário