Total de visualizações de página

domingo, 14 de abril de 2013

Dia Internacional do Café


Domingo, 14 de abril, é o Dia Internacional do Café. Comemore, fazendo do preparo e consumo de uma xícara de café um maravilhoso ritual de aroma, sabor e prazer.

Maior produtor e exportador de café do mundo, e segundo maior mercado consumidor, o Brasil não poderia ficar de fora das comemorações do Dia Internacional do Café, no próximo domingo, 14 de abril. Exatamente por isso a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) está convocando as indústrias, cafeicultores, cooperativas, exportadores, varejo, supermercadistas, cafeterias, imprensa e todos os consumidores para celebrar a data com uma deliciosa xícara de café, não importa a forma de preparo: na cafeteira elétrica, no filtro de papel, no coador de pano, em cápsulas ou sachê, na prensa francesa, puro ou com leite, ou mesmo como ingrediente de saborosos drinques, alcoólicos ou não.



O café é um dos produtos básicos que mais se negociam no mundo todo, sendo produzido em mais de 60 países, proporcionado o sustento para mais de 125 milhões de pessoas e sendo particularmente importante para os pequenos cafeicultores, que são os responsáveis pela maior parte da produção. De acordo com a Organização Internacional do Café (OIC), entre os consumidores, o café é uma bebida universalmente popular: mais de 600 bilhões de xícaras são consumidas todos os anos.

Além da comemoração internacional, o Brasil também possui a sua própria data para homenagear essa bebida milenar: 24 de maio, Dia Nacional do Café, que foi incorporada em 2005, por sugestão da ABIC, ao Calendário Brasileiro de Eventos. Em ambas as datas, a ABIC estimula que as cafeterias e demais pontos de consumo promovam atividades diferenciadas, assim como incentiva os industriais e o varejo, principalmente o supermercadista, a realizarem ações compartilhadas, como uma decoração especial nos pontos de venda, distribuição de brindes e lançamento de produtos superiores ou gourmet, em embalagens sofisticadas e diferenciadas. Estas ações coincidem com o início do período de maior venda e consumo de café, que são justamente os meses do Outono e Inverno.

Puro e gostoso
Em suas campanhas junto aos associados e ao mercado, a ABIC vai, mais uma vez, reforçar a importância do seu Selo de Pureza, que garante isenção de adulterações, e das suas certificações para os cafés de qualidade nas categorias Tradicional, Superior e Gourmet e para os cafés sustentáveis. “Todos têm o direito de tomar um café puro e gostoso”, frisa Américo Sato, presidente da entidade. E os selos da ABIC estampados nas embalagens das marcas que são monitoradas e analisadas periodicamente, são aliados dos consumidores e garantia de produtos seguros.

Consumido diariamente e em doses moderadas (de três a quatro xícaras ao longo do dia), o café é uma bebida que dá energia e disposição, sendo ainda um momento prazeroso e reconfortante. O café também faz bem à saúde, podendo contribuir na prevenção de várias doenças, como diabetes do adulto, câncer de cólon, de fígado e de mama, e doença de Parkinson entre outras.

Todos esses benefícios fazem do café uma grande paixão entre os brasileiros, que a cada ano tanto consomem mais quanto diversificam a forma de prepará-la, em casa ou nos escritórios, passando a saborear ao longo do dia cafés puro ou com leite, ‘espresso’ e cappuccinos, além de outros diversos drinques.

Essa paixão dos brasileiros por café é comprovada pela demanda crescente do produto. Em 2012, conforme levantamento feito anualmente pela ABIC, o consumo interno foi de 20,33 milhões de sacas, um crescimento de 3,09% em relação ao período anterior, que havia sido de 19,72 milhões de sacas. Em volume, o Brasil só é superado pelos Estados Unidos, que é o maior mercado consumidor mundial.

Já o consumo per capita foi de 4,98 kg de café torrado – o maior já registrado, superando o de 1965, apurado pelo extinto IBC – Instituto Brasileiro do Café, que foi de 4,72 kg. São quase 83 litros de café para cada brasileiro, por ano. O consumo per capita brasileiro continua sendo maior que os da Itália, da França e dos EUA, mas os campeões ainda são os países nórdicos, como Finlândia, Noruega e Dinamarca.

Fazer café não é difícil, mas algumas dicas ajudam a extrair o máximo de aroma e sabor

1) Como comprar:

O café é um produto que absorve odores. Por isso, quando for ao mercado só compre se o café estiver longe de produtos de limpeza e de higiene. Depois, coloque-o em sacola separado das demais compras.


A embalagem mais tradicional é a chamada almofada (saco). O prazo de validade do café é de responsabilidade do fabricante Café recém-torrado tem mais sabor.

Vem crescendo também o uso de embalagens a vácuo (semelhante a um tijolo), um processo de embalar o café através da retirada do oxigênio. A vantagem é que tem validade mais longa, de 12 a 18 meses.

Existem outros tipos de embalagem que preservam o café por 12 meses. São aquelas que têm válvula aromática e as que têm gás inerte, normalmente nitrogênio em seu interior. Nesses dois casos, o ar interno é removido e isto ajuda a preservar o aroma e o sabor por muito tempo.

Ao comprar, verifique o prazo de validade. Muitas embalagens já trazem também informações como a origem do grão (em que região foi plantado), se a torra é clara, média ou escura.

Se você toma pouco café em casa, adquira embalagens menores, de 250 gramas. O café, em contato com o ar, oxida e perde o aroma e sabor. É melhor comprar vários pacotes menores e ir abrindo conforme a necessidade, do que comprar embalagens maiores, de 500 gramas, achando que assim está economizando. 

2) Em casa:

Guarde o pacote de café na despensa, bem longe do armário de produtos de limpeza e de higiene.
Depois de aberta, guarde a embalagem ou transfira o pó para um pote ou uma lata, que seja hermeticamente fechado, e coloque preferencialmente na geladeira. O pote tem que estar muito bem fechado para não entrar ar e, no caso da geladeira, para o café não entrar em contato com a umidade e o pó não adquirir os odores dos outros produtos e alimentos lá guardados.
O pote deve ser de uso exclusivo do café. Quando for repor o produto, lembre-se de lavá-lo e mantê-lo limpo e livre do pó anterior. Evite misturar o final de um pó de café com um novo.
O ideal é consumir o café até duas ou no máximo três semanas após aberto.

3) Cuidados

Use sempre água filtrada no preparo do café. 



Nunca ferva a água.
Nunca reaproveite o pó de café usado, chamado de borra. Jogue fora (ou aproveite para colocar nas plantas e assim combater a dengue).
Como o café é um produto que absorve qualquer odor ou perfume, só use detergente neutro para lavar todos os utensílios: chaleira, jarra de vidro, bule, porta-filtro, garrafa térmica, canecas e xícaras.
Para garantir um café bem quentinho, escalde as xícaras com água fervente antes de servir.
Nos dias mais frios, escalde o próprio bule ou recipiente antes de passar o café.
Escalde também a garrafa térmica, que deve ser de uso exclusivo para café. E lembre-se: NUNCA adoce o café e só o mantenha na garrafa térmica por no máximo 1 hora – depois disso ele fica com gosto de requentado e perde todo o sabor.
Só adoce o café na xícara, na hora que for bebê-lo.
Faça o café na quantidade ideal para o número de pessoas que vai consumi-lo. Assim, além de ter sempre um cafezinho muito gostoso, você ainda economiza e não desperdiça, jogando o café no ralo.
NUNCA requente o café.

4) Qual o melhor café?

O melhor café é aquele que a pessoa mais gosta. Existem cafés para todos os gostos e bolsos.
Uma boa forma de descobrir qual o melhor café é fazer um teste comparativo. Compre duas embalagens pequenas de duas marcas diferentes. Prepare os dois simultaneamente. Coloque um em cada xícara e primeiro sinta o aroma, aproximando o nariz na borda. Em seguida, prove o primeiro e sinta o paladar, o corpo. Depois tome um gole de água (para limpar a boca), e experimente a segunda xícara e compare os dois.
Assim fica muito fácil você descobrir qual é o café que mais lhe agrada e você pode descobrir ainda se gosta de café com torra mais escura, ou com torra mais clara; se gosta de café mais encorpado ou menos encorpado, e assim por diante.

5) Preparo do café



Medidas (independente se coado ou filtrado):
Para um pó de café com torra média use entre 6 e 8 colheres de sopa rasas para 1 litro de água (isso dá para fazer 20 xícaras – se for fazer para 4 pessoas, use 3 colheres e 250 ml de água).
Para um pó de café com torra escura use entre 5 e 6 colheres de sopa rasas para1 litro de água
Coloque o pó no coador ou filtro uniformemente e não compacte ou aperte a camada de café.
Comece molhando o café pelas beiradas. Depois, despeje a água lentamente, em fio, bem no centro. Não mexa com a colher.

6) Preparo no Coador de Pano 

É a forma de preparo mais tradicional no Brasil e resulta em uma bebida suave
Se o coador for novo, ferva-o em água com borra de café antes do primeiro uso.
Lave o coador de pano após o uso apenas com água
Guarde-o dentro da água, em pote fechado, preferencialmente na geladeira.
Troque o coador de pano pelo menos a cada 3 meses.
Nesse método, o café também pode ser misturado na água quente e posteriormente passado no coador. 

7) Preparo no Filtro de Papel 

Nesse método, obtém-se uma bebida mais encorpada.
Atenção: o filtro de papel deve ser do mesmo tamanho do porta-filtro.
O filtro de papel é descartável. Não reaprocveite

8) Reparo do Café Solúvel

O café solúvel é prático e não requer nenhum equipamento. Basta adicionar água quente (ou leite quente) ao pó.

9) Preparo na Cafeteira Italiana

Nesse equipamento, obtém-se um café cremoso e com aroma mais intenso e encorpado. Atenção: esta cafeteira exige um café com moagem mais grossa.
Fazer o café nesta cafeteira é simples. Coloca-se água no reservatório inferior e o pó de café no porta-filtro, fecha-se a cafeteira e a leve direto ao fogo. 

10) Preparo na Cafeteira Elétrica

Muito prática. A própria cafeteira aquece a água até a temperatura certa, que passa pelo filtro onde está o pó.

11) Preparo na Prensa Francesa (French Press)


Além de prática, se destaca pela mobilidade.
Utiliza um êmbolo para separar a borra. Basta colocar o pó (que deve ser moído grosso), acrescentar a água quente e empurrar o êmbolo bem próximo do café. Deixe descansar por 4 ou 5 minutos. Empurre o embolo até o final – o café filtrado sobe e os resíduos ficam ao fundo.

12) Preparo do Café Turco

Nesse método o café não é filtrado, mas é bebido com o pó de café que deve ter moagem bem fina.

Mistura-se água, pó e açúcar no ibriq, um bule de metal com cabo comprido. Leva-se ao fogo por três vezes e ao final, antes de servir, adiciona-se o cardamomo.



Fontes:

ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café
CPC – Centro de Preparação de Café do Sindicafé – SP

http://www.folhadecampinas.com.br/portal/2013/04/domingo-14-de-abril-e-o-dia-internacional-do-cafe/

Nenhum comentário:

Postar um comentário