Total de visualizações de página

domingo, 22 de agosto de 2010

Cafezais do século XIX voltam à ativa em Goiás

Além de importante polo turístico, o município de Alto Paraíso de Goiás, onde se localiza o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, também é referência na cafeicultura nacional

Os visitantes de Alto do Paraíso, ponto turístico de Goiás, já podem contar com um novo atrativo para a sua viagem: o café da região.

Moradores acreditam que os cafezais plantados na cidade foram trazidos por Bandeirantes que exploraram o local no início do século XIX.

Com essa descoberta, a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), com a coordenação dos pesquisadores da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), resolveu iniciar um projeto para resgatar o cultivo do café como a fonte de renda da região.

Até os anos 60, a maioria dos moradores vivia da agricultura, mas com a construção de Brasília e a criação do Parque Nacional, o turismo despontou no local e as pessoas começaram a se dedicar mais a esse tipo de trabalho.

A iniciativa da Embrapa irá implantar a cafeicultura orgânica e agroecológica na região. Como o local recebe diversos turistas ao longo do ano, o produto poderá ser vendido na própria cidade ou em outros mercados.

ANTIGOS CAFEZAIS
Os turistas que frequentam a cidade degustam um café, provavelmente levado por tropas de bandeirantes, ainda no início do século 19. Para conhecer mais sobre a história do grão naquela área e recuperar antigos cafezais, pesquisadores da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) foram a campo desvendar os segredos do tradicional café daquela região goiana.

O projeto possibilitou o resgate do café cultivado nas propriedades rurais e tradicionalmente consumido. Segundo os coordenadores do estudo, Paulo César de Lima e Waldênia de Melo Moura, o trabalho despertou os agricultores e familiares para a importância econômica desse produto, que pode se tornar fonte de renda e melhorar a qualidade de vida da população.

De acordo com os próprios moradores, o café da região está plantado nos leitos dos rios, rotas das tropas bandeirantes, percorridas para a exploração do País, entre os Séculos 16 e 19. Com a redescoberta desse café no município, os agricultores poderão retomar a produção agrícola comercial, realizada antes de se tornar centro de turismo, em 1960, com a criação do Parque da Chapada dos Veadeiros (1961).

Desenvolvido sob a liderança da unidade Café, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e coordenado por pesquisadores da Epamig, o projeto conta com o apoio da prefeitura municipal de Alto Paraíso de Goiás e da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado (Seagro). Como resultado, mudas de café já foram produzidas pelos próprios agricultores, em viveiros instalados nas escolas rurais de três comunidades da região - Sertão, Fraternidade e Vereda. Hoje, estão sendo cultivadas nas propriedades dos interessados no plantio do café para, futuramente, comercializar o produto


FONTES:
*ADEGA
*PORTAL DO AGRONEGÓCIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário