Total de visualizações de página

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Ritual do Café na Cultura Etíope


Ser convidada para um café na cultura etíope é considerada um símbolo de amizade, respeito e grande hospitalidade. Uma tradição etíope: O que tem de mais em sentar, tomar café e bater papo? Se você quer aprender mais sobre a cultura do Café na Etiópia, leia este artigo!


Você sabia que o café da Ethiopia não é apenas uma bebida? Na verdade, é um componente essencial da cultura e da sociedade etíope. É uma coisa de comunidade e um "motor de partida" de conversa. Ser convidado para o café na cultura etíope é considerado um símbolo de amizade, respeito e hospitalidade. Preparar e beber - uma cerimônia inteira. Hoje estamos revelando um pouco mais sobre o ritual etíope de beber café. 

Como é torrado:
A cerimônia do café da Etiópia começa com grãos de café verde (ou cru) que são torrados "na hora" sobre um pequeno fogo. Uma panela de cabo longo ajuda a agitar lentamente os grãos de café para torra-los de maneira uniforme.


Eles são torrados até o grão começar a estalar, aproximadamente de 15 a 20 mnts. Depois de alguns minutos, começam a esfumaçar e os grãos produzem uma fragrância fresca de café. A anfitriã, em seguida, caminha o café torrado ao redor do ambiente para que o cheiro possa ser apreciado pelos hóspedes.

A duração do processo é baseada na cor dos grãos. Embora você inicie com os grãos “verdes”, à medida que eles começam a torrar passam por uma série de cores. Uma boa regra prática é ter em mente que quanto mais escuros, mais encorpados serão os grãos.
  • Castanho claro: essa cor geralmente é evitada, pois resulta em um sabor azedo. É pouco encorpado, apresenta aroma médio e pouca doçura.
  • Castanho médio: esse tipo de torra é comum em algumas regiões dos EUA. Corpo e aroma acentuados e doçura suave.
  • Castanho escuro: torra que resulta em grãos encorpados, de aroma forte e doçura suave.
  • Marrom escuro médio: essa torra é conhecida como “Light French” ou torra de Viennese. Apresenta corpo acentuado, aroma e doçura fortes.
  • Marrom escuro: conhecida como expresso ou francês. Apresenta corpo e doçura acentuados em contraste com um aroma médio.
  • Muito escuro (praticamente preto): essa torra é conhecida como espanhola ou francesa escura. Com corpo amenizado, apresenta aroma e doçura suaves.
Como é fabricado:

Uma vez que os grãos são completamente torrados, tradicionalmente são moídos usando um pilão e argamassa, mas hoje no mundo moderno, um tipo especial de pilão automático é usado.


O pó de café é então adicionado em um pote de barro etíope especial chamado "Jebena" (pronunciado como Jabena) com água e colocado no fogo. 

Fazer o café etíope leva tempo. A cafeteira é aquecida a ponto de ebulição várias vezes. O sabor é verificado pela anfitriã antes de ser derramado nos copos.

Como é servido:


Como o café é servido é uma parte vital da cerimônia. O café feito é servido três vezes - cada vez que é serve tem um nome. Uma vez que o café está pronto, é servido em copos pequenos chamados "Cini" (pronunciado como sini), que é o primeiro serviço chamado "Abol". O "Jabena" está de volta ao fogo preparando café para um segundo serviço que é chamado de "Tona". A terceira porção é chamada "Bereka" e neste ponto o café não é muito forte. O café é servido principalmente com pipoca.


Muitos etíopes preferem beber o seu café preto com uma pequena colher de açúcar. O café também pode ser bebido com sal, leite ou manteiga.

Interessante saber!

Na Etiópia, é importante beber café em cada uma das três fases. Negar café em qualquer uma das vezes é considerado rude.


FONTE

https://jonesbrotherscoffee.com/en/blog/coffee-ritual-ethiopia/

http://viagem.estadao.com.br/blogs/viagem/etiopia-cafe-e-orgulho-nacional/

http://revistacafeicultura.com.br/1_cafeicultura_2016/index.php?tipo=ler&mat=63398&cerimonia-do-cafe-mostra-importancia-do-grao-na-sociedade-etiope.html

http://pt.wikihow.com/Torrar-Gr%C3%A3os-de-Caf%C3%A9

Nenhum comentário:

Postar um comentário