Total de visualizações de página

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Dia Internacional do Café


Em 2010, o País deve aumentar a participação do grão brasileiro no mercado internacional.
“No Dia Internacional do Café, é importante lembrar que esse produto tão agradável envolve o trabalho de milhões de brasileiros nas etapas de produção, comercialização, industrialização e consumo. A afirmação é do secretário de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Manoel Bertone.

Ele ainda acrescentou que a política desenvolvida pelo governo estimula a remuneração adequada para cada segmento da cadeia produtiva.

De acordo com o secretário, em 2010, o País vai aumentar a participação do grão brasileiro no mercado internacional, já que produtores de cafés lavados, como os países centro-americanos e a Colômbia, têm apresentado estabilidade ou queda de produção, além de preços elevados. “Neste ano civil, com previsão de safra de ciclo alto, devemos exportar aproximadamente 31,6 milhões de sacas de 60 quilos de produto beneficiado, o que representa aumento superior a 4%, em relação a 2009”, destaca. O Brasil é o país que mais produz e exporta o grão e, Minas Gerais, o estado que mais cultiva, com mais de 50% do mercado.

Investimentos - Para a safra 2010/2011, o governo vai elaborar um programa de financiamentos com recursos do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé), envolvendo cerca de R$ 2 bilhões. “O objetivo é proporcionar condições financeiras aos produtores durante a colheita e pré-comercialização da safra”, ressalta Bertone. 

O mundo celebra hoje, 14 de abril, o Dia internacional de um dos produtos líquidos mais consumidos: o café.

O uso da bebida teve origem em Kaffa, na Abissínia, hoje Etiópia, quando um pastor chamado Kaldi observou que as suas cabras ficavam mais espertas e saltitantes ao comerem as folhas e os frutos do cafeeiro.

Ele experimentou os frutos e se sentiu mais alegre e com maior vivacidade. Um monge da região, informado sobre o fato, começou a utilizar a infusão de frutos para resistir ao sono enquanto orava.

O homem levou o grão para o mosteiro mais próximo e os monges consideraram a planta “coisa do demônio”, então Kaldi decidiu pôr fogo no arbusto.

O aroma exalado pelos frutos torrados nas chamas atraiu a todos os monges para descobrirem o que estava a causar aquele maravilhoso perfume, e os grãos de café foram retirados das cinzas.

Ato contínuo, os monges mudaram de ideia e sugeriram que os grãos fossem esmagados na água para verem que tipo de bebida daria, e logo descobriram que a bebida os mantinha acordados durante as rezas e períodos de meditação.

A notícia do grão “milagroso” foi passando de mosteiro a mosteiro e assim o café ficou conhecido no mundo.

O café foi torrado pela primeira vez na Pérsia. Hoje o Brasil é o maior produtor mundial do café, seguido do Vietnam e da Colômbia.

O grão que faz parte do cotidiano de muitas pessoas é tão importante que ganhou um dia a si dedicado e denominado “Dia internacional do Café”.

Hoje o seu uso se estendeu a todo o mundo. É usado em bebidas quentes, frias, doces e salgados. O café é utilizado na gastronomia mundial e é visto por muitos não apenas como uma bebida.


fonte


http://www.cella.com.br/blog/?p=18714

Nenhum comentário:

Postar um comentário