Total de visualizações de página

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Rota do Café: história, tradição e sabor


Quer conhecer o que a região tem de melhor? Aposte na Rota do Café. Roteiro inclui propriedades cafeeiras, museus e restaurantes rurais

O hábito de beber uma xícara de café vai além da simples degustação, reserva muita história, que começa ainda na produção e percorre um longo caminho até chegar à mesa de quem não dispensa um bom cafezinho.

Esse percurso que transforma os grãos na bebida agora pode ser visitado por aqueles que têm curiosidade em saber mais sobre a tradicional infusão e também por quem deseja conhecer sua importância histórica, econômica e cultural.

A Rota do Café, como é chamada, é um passeio que foi cuidadosamente elaborado por uma iniciativa do Sebrae Paraná e parceiros, com objetivo de fomentar o turismo no norte do estado. "A ideia nasceu com a proposta da regionalização das rotas. No Paraná nós trabalhávamos muito com a região de Curitiba, litoral e Foz do Iguaçu, aí surgiu a proposta na regional de construir um roteiro turístico na região norte" explica Heverson Feliciano, gerente da Regional Norte do Sebrae.

Propriedades cafeeiras, cooperativas, empresas do ramo, centros de pesquisas, museus, pousadas e restaurantes rurais são alguns dos empreendimentos envolvidos no tour. Nesses lugares, o turista irá conhecer belas paisagens, o processo produtivo dos grãos, as antigas máquinas, casas e construções da época dos barões de café, participar de rodadas de degustação, além de se deliciar com os cafés coloniais.

Ao todo 25 municípios fazem parte da Rota. Em Londrina, por exemplo, o Iapar (Instituto Agronômico do Paraná), que é um centro de pesquisa, o Museu Histórico Padre Carlos Weiss, que conta a história dessa bebida e a Bolsa de Cereais, que comercializa o produto, são alguns locais que podem compor o roteiro.

Outras cidades da região como Arapongas, Cambé, Rolândia e Assaí também estão inclusas na Rota. "Em Ribeirão Claro tem uma fazenda antiga, com cerca de 150 anos produzindo café. Ela conserva toda a história, do terreirão à tulha. A visita é encerrada com um café colonial, com doces, bolos, pães e produtos feitos com o grão", conta Heverson.

Como conhecer

Inaugurado em novembro do ano passado, o tour foi testado e os empreendimentos participantes preparados para receber os visitantes.

Para facilitar aos interessados no passeio, agências de turismo credenciadas estão responsáveis por montar pacotes de acordo com o desejo do cliente.

Como o tour é personalizado, os preços vão variar de acordo com o perfil de cada um.

"A agência vai preparar os roteiros adequados ao interesses da pessoa, por exemplo, se ela só quer descansar, ou tem um interesse histórico e comercial", comenta o gerente. Segundo ele, os passeios costumam ter de três a cinco dias, mas podem ser adaptados. Para quem é da região, passar o fim de semana pode ser uma boa opção.

Para quem deseja conhecer somente alguns lugares da Rota e não tem muitos dias para isso, deve entrar em contato direto com o local. As informações gerais, como o contato das agências e dos espaços que podem ser visitados, estão disponíveis no site.

(*Fonte: www.bonde.com.br Planeta Londrina/Máxima Comunicação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário