Total de visualizações de página

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Café Sem Açúcar Já!!

Sou à favor desta lei. É horrível pedir uma simples xícara de café e além de receber ele já adoçado com açúcar suficiente pra adoçar uma garrafa de café, um açucareiro o acompanha... Não entendo a função do açucareiro. O café já está tri-doce!!! Se é p'ra disponibilizá-lo, porque então já colocaram tanta açúcar no MEU café?/!! Não sou diabetica. Tomo café sem açúcar por opção em casa. Em outros locais se me oferecem café adoçado quando posso eu recuso e agradeço. Se não tem como evitar procuro tomar com leite ou pensar que estou bebendo algo semelhante ao café, mas não é café, às vezes dá certo...

Por meio de Lei Estadual 8.994, publicada no Diário Oficial no dia 23 de setembro/2008, os donos dos estabelecimentos de bares, restaurantes e similares estão obrigados a oferecer aos seus clientes café sem açúcar.

O objetivo da medida, sugerida pelo ex-deputado estadual Elion Vargas (PV) e já em vigor em todo o Espírito Santo, é atender às necessidades dos portadores de diabetes e demais consumidores que não podem ou não desejam consumir açúcar.

A opção da bebida sem açúcar deve ser disponibilizada tanto pelos que servem gratuitamente quanto os que vendem o café.

Os estabelecimentos que não se adequarem à nova legislação receberão uma advertência por escrito e, em caso de reincidência, terão de pagar multa no valor de 100 Valores de Referência do Tesouro Nacional (VRTEs), que equivale a R$ 181,00.

A iniciativa foi elogiada pelo representante da Sociedade Brasileira de Diabetes no Estado, Perceu Seixas de Carvalho. “Acho muito bom, porque ninguém é obrigado a ingerir açúcar se não estiver com vontade, principalmente se tiver diabetes ou com restrição alimentar”, disse. Segundo ele, a medida representa um benefício para os consumidores. “O açúcar é fonte somente de carboidratos e totalmente desnecessário.” O médico considera a lei válida, pois representa uma tentativa de mudar o hábito alimentar de algumas pessoas. “É uma medida de saúde pública voltada para o interesse coletivo”, comentou.

O médico endocrinologista Albermar Harrigan aprova a lei. Segundo o médico, ela possibilita que a dieta de muitos diabéticos seja mantida com regularidade. “Está no cotidiano tomar café depois do almoço. Por constrangimento, o diabético acabava aceitando o café oferecido. Com a opção do café sem açúcar, eles mantêm a saúde controlada.” Para o presidente do Sindicato dos Bares, Restaurantes e Similares (Sindibares), Wilson Calil, o consumidor que não pode consumir açúcar ganha conforto. O setor está preparado para isso. Hoje a maioria das casas tem máquina de café, e a bebida é adoçada depois de servida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário