Cafezinho
Nunca é uma palavra muito grande
Sempre que a uso, faço com cuidado
Tudo, tão necessário quanto nada
Muito pode ser muito, muito pouco
Digo essas coisas porque sinto tanta falta
Da nossa boa amizade
Fica, eu vou passar um cafezinho
Conta mais um pouquinho de você
Olha como essa vida é engraçada
A gente, pra ganhar, tem de perder
Quando a gente senta e compartilha
Fala das alegrias e das dores
Leve, a vida vira coisa leve
O tempo parece que fica tão breve
Eu digo essas coisas porque sinto tanta falta
Da nossa boa amizade
Fica, eu vou passar um cafezinho
Me conta mais um pouquinho de você
Olha como essa vida é engraçada
A gente, pra ganhar, tem de perder
Fica, eu vou passar um cafezinho
Me conta mais um pouquinho de você
Olha como essa vida é engraçada
A gente, pra ganhar, tem de perder
Fonte: Musixmatch
Compositores: Amanda Rodrigues / Gerson Borges Martins
Letra de Cafezinho © Ciriguela Produções Criativas Eireli - Me
Não há quem possa manter um mínimo de sanidade (equilíbrio) sem ter ao menos uma pessoa com quem dividir momentos de descontração, "dois dedos de prosa", regado a rasas e profundas xícaras de café...
Cada vez mais sobram concorrentes "duelando" para ser aquilo que vai para a agenda do nosso tempo. Tudo é tão corrido, tão urgente. Parece até que não se tem mais tempo a dar ao tempo. Para desfrutar de um passatempo. Das amizades. Da família em volta da mesa. Fazendo absolutamente nada. Apenas falando, escutando, sorrindo, descansando, "bebericando". Ou seja, bebendo pequenas quantidades de algo, geralmente com prazer e sem pressa.
Quanto tempo, o tempo tem. "O tempo perguntou ao tempo quanto tempo o tempo tem. O tempo respondeu ao tempo que o tempo tem tanto tempo quanto tempo o tempo tem".
Vive-se um tempo diferente. Diz a lenda que antigamente 24 horas passava em outra velocidade. Trabalha-se mais. Acumula-se afazeres. E, o gentil convite: "...fica eu vou passar um cafezinho." Escuta aquela resposta pronta: "Não tenho tempo. Deixamos pra depois. A gente vai se falando... ". Esvaziou-se o nosso tempo.
O corpo e a mente precisam de um descanso (dois ou três...). De pausas para o café. Rir "sem culpas". Conversar amenidades. Q café é a terapia certa para agendar um passatempo. Passar o tempo rememorando momentos especiais.
Familiares, amigos, amores, são companhias perfeitas para essas ocasiões especiais em que "compartilhamos o nosso tempo". "Dividimos" café e risadas. Juntos sorvemos o café. "Recarregamos nossa bateria social".
A terapia do café funciona com familiares. Funciona com amigos. Mesmo com desconhecidos. Nada como um café com a pessoa certa. Nada como a pessoa certa para tomar um café. A terapia do café funciona a dois. A dois, então. Nem se fala (prefiro nem comentar. Né!). Nada como certa pessoa para tomar um café.
“Às vezes, tomar um café acompanhado - ou até mesmo aquele bom e velho amigo Café-solo - é a "paleta café" que dita a cor ao dia: aconchego, naturalidade, tradição, confiança, sofisticação, bem-estar, elegância atemporal... tudo o que se precisa"
P.S - "Cafezinho" - A trilha sonora que ambienta a postagem de hoje, é do cantor, compositor, pastor Gerson Borges, conhecido por fundir música cristã com elementos da MPB e ritmos nordestinos. Formado em Letras (UFF, RJ - FSA-SP), pós-graduado na USP (Sociologia da literatura), seu trabalho poético-musical reflete seu objetivo (missão) em ministrar a partir da "herança bíblico teológica reformada", valorizando e incluindo temas da cultura brasileira:. Gerson compôs "Cafezinho" em parceria com Amanda Rodrigues.
*Amanda Rodrigues, cantora, compositora e produtora musical. Em 2021, marcando sua transição da música cristã gospel para o gênero pop secular, passou a usar o nome artístico Manda.
.jpg)

.jpg)
.jpg)