Total de visualizações de página

terça-feira, 17 de novembro de 2009

O café Friele - III

A Friele constrói centro educacional no Brasil

"Centro Educacional e Cultural Friele" na Fazenda Lambari em Poços de Caldas no Brasil.

A Fazenda Lambari está situada proximidades da cidade de Poços de Caldas, no Sul de Minas, aproximadamente quatro horas de automóvel de São Paulo. Neste local, a Kaffehuset Friele contruiu um novo centro educacional.

O Centro Educacional e Cultural Friele é o ponto de encontro de mais de 400 crianças e jovens que moram na região da Fazenda Lambari. Aqui há espaço para brincadeiras, jogos, atividades culturais e educacionais. Paralelamente à construção deste centro cultural ligado à escola, a Kaffehuset Friele contribui com computadores para o centro, para que os jovens possam aprender a digitar e acessarem a internet.

A equipe de Friele Educational and Cultural Center.A escola será responsável pelo fornecimento de cadernos escolares e desenvolvimento futuro do centro, e foi planejada uma ampliaçáo futura do centro.

O "Centro Friele" possui biblioteca, sala de computadores, cozinha, sanitários e uma sala de estar com jogo e sofás.

Nos últimos dois anos, a Kaffehuset Friele tem aumentado seu interesse pelas condições sociais no Brasil. O mais recente grande projeto foi realizado pela organização Utz Kapeh, que trabalha para assegurar as condições econômicas e socias satisfatórias em fazendas de café no Brasil e em outros países.

O café de uma fazenda de marca Utz Kapeh custa sempre dez por cento a mais por quilo do que o preço vigente no mercado. Essa diferença de preço acarreta ao proprietário a responsabilidade de zelar pelas condições nas fazendas e assegurar a qualidade do café. A fazendas Utz Kapeh são aprovadas e licenciadas pela firma suiça SGS (Société Génerale de Surveillance). O nome Utz Kapeh é, além disso, sinônimo de "bom café".

A Fazenda Lambari é uma das fazendas Utz Kapeh de onde a Casa do Café Friele compra o grão de café.

A Friele compra anualmente seis milhões de quilos de grãos de café do Brasil dos quais pouco mais de 25% são de marca Utz Kapeh.

O presidente do conselho de administração Herman Friele (à esquerda), Birgitte Friele (ao meio) e o diretor administrativo Jan Gustav Andersen (à direita) estavam todos presentes na inauguração.Com verbas da Utz Kapeh, foi estabelecida uma biblioteca ligada à escola na Fazenda Lambari, sendo realizado um programa para leitura. O objetivo é de incentivar as crianças que aprendem a ler, a usar suas aptidões para leitura e levar livros emprestados para casa. Isso influenciaria os pais a também se interessarem pelos livros e com o tempo aprenderem a ler.

- Para a Kaffehuset Friele houve naturalmente uma segunda fase nesse projeto - nomeadamente, o fornecimento direto de meios para a construção desse centro educacional e cultural, afirma o diretor-administrativo Jan Gustav Andersen, da Kaffehuset Friele.

O objetivo é que as crianças e jovens da fazenda e dos arredores tenham um local onde possam permanecer também fora do horário escolar. Haverá aulas sobre temas relevantes, ao mesmo tempo haverá um espaço para atividades recreativas durante a noite e finais de semana, acrescenta Andersen.

Birgitte Friele (26) corta a fita inaugural marcando a abertura do "Centro Educacional e Cultural Friele".O "Centro Friele" foi inaugurado pela filha de Herman Friele, Birgitte. Esta medida contribuirá para que os jovens não sejam atraídos pelas ruas das grandes cidades, optando por atividades nas proximidades. Esta é uma importante contribuição, afirma Birgitte Friele.

A qualidade do café depende também das condições na fazenda. - Devemos fornecer café de qualidade aos consumidores noruegueses. Para assegurar a qualidade, devemos contribuir para que as condições nas fazendas sejam satisfatórias. Entretanto, é importante que tal contribuição seja feita com a colaboração de nossos parceiros, que possuem conhecimento sobre as condições das fazendas, para que possamos estar seguros de que nossa contribuição alcance seu objetivo, explica Jan Gustav Andersen.

O proprietário da Fazenda Lambari, Raymond Rebetez, não está interessado apenas nas condições de sua própria fazenda, mas também nas condições ao redor da fazenda. Dessa maneira, Rebetez emprega verbas da Utz Kapeh em escola e ensino para crianças em toda a região.

- A colaboração da Kaffehuset Friele significa muito para a fazenda e para nossa zona rural. Através do ensino educacional, podemos proporcionar aos filhos de nossos funcionários opções e possibilidades futuras quando se tornarem adultos, diz Rebetez.

Muitos dos futuros usuários do centro educacional vieram para a inauguração do centro. A Fazenda Lambari representa também a decisão por uma produção sustentável de café.

A qualidade é enfatizada em todas as etapas - desde a planta de café, através dos métodos de cultivo até a colheita. Isso satisfaz também as exigências rigorosas da qualidade do café, que a Kaffehuset Friele obedece ao realizar seus blends.

Na inauguração do centro educacional, as crianças da escola desenharam e pintaram motivos da Noruega, os quais foram bastante apreciados pelos presentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário