Total de visualizações de página

terça-feira, 17 de novembro de 2009

"Louco por Café – Antonello Monardo", por Leandro Fortes

A convite da Editora Senac do Distrito Federal, Leandro Fortes fez uma imersão no mundo dos adoradores de café para escrever um livro sobre o calabrês Antonello Monardo, dono da mais importante e reverenciada marca de café consumida nos melhores bares e restaurantes de Brasília.

"Com Antonello – e por causa dele – tomei litros de café, não sem antes presenciar todo o processo de seleção e torrefação dos finíssimos grãos que ele manda trazer do sul de Minas Gerais. Aliás, onde se planta, segundo ele, o melhor café do mundo. Também participei de um curso de barista para entender os detalhes da preparação de uma boa xícara de café. Mais do que isso, a trajetória de Antonello Monardo foi uma maneira de eu empreender uma pesquisa saborosa, em todos os sentidos, sobre essa bebida tão brasileira, mas sobre a qual nós, brasileiros, conhecemos e entendemos tão pouco", diz Leandro.

Conforme Leandro essa imersão fez com que ele aprendesse, por exemplo: "...que essa história de o café colombiano ser o melhor do planeta é puro marketing. E que muito do café que se consome no Brasil é uma porcaria misturada com pedra, palha e insetos".

O livro foi totalmente ilustrado por Luigi Pedone, professor de ilustração do Espaço Cultural Renato Russo. As imagens das receitas preparadas por Antonello foram feitas pelo fotógrafo Daniel Madsen.

Esse é o quarto livro de Leandro pela Editora Senac-DF, com quem mantem uma ótima e criativa parceria. Será o primeiro bilíngue, uma vez que também será lançado em italiano, com tradução feita pelo próprio Antonello Monardo.

No dia 23 de setembro/2009, em Brasília, aconteceu o lançamento de “Louco por Café – Antonello Monardo”, no Café Cultural da Caixa, na quadra 4 do Setor Bancário Sul.

Equipe do livro (esq. p/dir.): Leandro Fortes, Antonello Monardo, Luigi Pedone (ilustração) e Daniel Madsen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário