Total de visualizações de página

sábado, 3 de dezembro de 2016

O que é a certificação Q-Grader?


Se você trabalha com degustação, produção ou até compra e venda de grãos, já pode ter ouvido o nome “Q-Grader”! Mas, afinal, o que ele significa? O termo pode ser traduzido como “Avaliador Q” (Q de “Qualidade) e se refere a uma certificação mundial dada a profissionais de classificação e degustação de cafés. Ela pertence ao “Q Grader System”, uma série de exames práticos desenvolvidos pelo Instituto de Qualidade do Café (CQI, na sigla em inglês), orgão que trabalha para uma maior qualidade cafeeira.

As 22 provas são aplicadas no profissional que busca esta certificação,realizadas em 5 dias e são baseadas nos métodos da SCAA (Associação de Cafés Especiais da América), associação internacional que foca cafés especiais e de qualidade. Os aprovados se certificam como avaliadores do grão, os “Q Graders”, podendo diferenciar e avaliar defeitos e pontos sensoriais em até 36 origens diferentes de grãos.

Diversos locais oferecem não só o treinamento necessário para as provas, mas também aplicam os exames para a certificação. É o caso, por exemplo, da Universidade Federal de Lavras, a UFLA. A faculdade fica em Minas Gerais, na cidade de Lavras, e possui cursos de aprofundam o conhecimento dos alunos nas características da bebida.

O CPC, Centro de Preparação de Café, na capital paulistana, também possui o programa em sua grade. Suas aulas permitem que o aluno aprenda sobre análise olfativa e gustativa, triangulação, torra, classificação e identificação de diversos aspectos do grão.

O Centro ainda possui o Curso de Introdução para Certificação Q-Grader que, segundo Cléia Junqueira, barista e coordenadora do CPC, “é um curso de preparação para a certificação”, diz. Essas aulas, dadas por Marcia Yoko e Edgard Kosh, podem aumentar as chances do alunos de serem aprovados nas provas futuras.



FONTE

http://www.mexidodeideias.com.br/industria/o-que-e-a-certificacao-q-grader/

Nenhum comentário:

Postar um comentário