Total de visualizações de página

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Café Espresso em Casa


Lendo o espaço Qvinho.com.br achei os artigos incríveis, dos quais destaco "Café Espresso em Casa". Em parte pelo menos...

Sempre vai existir quem queira reinventar a roda, portanto essa norma costuma, indevidamente, sofrer alterações. Acredite no que digo, não existe maneira melhor de se beber café. Aprender a definição da bebida não capacita ninguém a preparar um bom espresso, nem com o melhor equipamento do mundo, para isso é preciso compreender os 4 M’s.


1. Miscela – Blend ou mistura de grãos
Miscela é a palavra italiana para mistura, uma vez que é difícil um único tipo de grão produzir um bom espresso. Os melhores blends costumam ter grãos de várias origens (Brasil, Quênia, Costa Rica etc), frequentemente processados de maneira diferentes (natural, lavado etc).


2. Macinazione – Moagem e moedor
Muito importante, todo bom barista sabe disso, mas costuma ser subestimado. Para entender a importância do moedor, basta saber: uma máquina doméstica com um moedor profissional produz um ótimo café; já uma máquina profissional com moedor doméstico deixa muito a desejar.


3. Macchina – Máquina de espresso
A grande vedete para os aficionados por café. Felizmente existem boas opções para uso doméstico, capazes de resultados similares as profissionais. Aguarde o meu guia de compra.


4. Mano – A mão de quem está no preparo
A mão, isto é, o feeling de quem opera os equipamentos. Sem isso esqueça todo o resto, não há tecnologia que substitua esse M.

O verdadeiro espresso possui algumas características marcantes, como o aroma complexo e agradável, o sabor intenso e com mínimo amargor, uma certa acidez e o indefectível creme. Esqueça a história da pressão, de regulagem para cremosidade, portafiltro “crema” e outras parafernálias inventadas pelo pessoal de marketing. O único meio de tirar um bom espresso é acertando nos 4 M’s,.

2 comentários:

  1. Olá! Por que acha os moedores domésticos comprometedores? Quais profissionais sugeriria, dos que se pode comprar no Brasil (estamos bem limitados em relação às opções que há no mercado internacional)?
    Gosta de provas de cafés gourmets? Conhece alguns que possa sugerir? Grato, abraços,
    Paulo

    ResponderExcluir
  2. Olha Paulo penso q talvez eu não seja tão exigente assim quanto o produto ser nacional ou internacional... =)
    Gosto de café, mas nem sempre tomo o café q eu faço. Então corro o risco de tomar um café de uma marca q não seja do meu agrado; superado isso o café pode estar adoçado e eu prefiro tomar
    o café sem açúcar; acontece q às vezes a pessoa pode deixar a água ferver D+ e isso tbm altera o sabor do café, como usar coador de pano ou papel, (eu prefiro o último)... e por aí vai. Então, o tal dos 4Ms faz sentido!!!
    Fique a vontade pra sugerir os cafés gourmets, gosto de ideias para os novos posts.
    Abçs!

    ResponderExcluir