Total de visualizações de página

domingo, 7 de março de 2010

Museu do Café faz homenagem às mulheres


Mostra fotográfica Mulheres do Café foi aberta neste domingo e vai até o dia 28 deste mês
Sebastião Garcia | Santos (SP)

O Dia Internacional da Mulher vai ser comemorado durante todo o mês de março em uma das cidades mais importantes para a economia do agronegócio brasileiro. Santos, a cidade portuária do Estado de São Paulo, está abrigando uma exposição que valoriza o trabalho e as mulheres envolvidas na produção de café desde os tempos áureos da atividade até os dias atuais.

A gerente de exportação Evelyse Lopes é executiva no mercado de café. Começou como secretária há mais de 20 anos e atualmente tem um cargo de destaque em uma das maiores cooperativas de café do mundo, liderando 22 pessoas, a maioria homens.

Evelyse trabalha nove horas por dia e, como muitas mulheres, divide o tempo com a casa e a família. E mais agora: ela vai representar nos próximos dias outras tantas mulheres que trabalham no mesmo segmento que ela.

— Fico feliz em representar este segmento dentro do café, que é um segmento que eu já to há muitos anos, há 25 anos, sempre dentro da mesma empresa. Cresci aqui dentro, não só como profissional, mas como pessoa e esse momento pra mim é um momento muito especial — diz.

Nos próximos vinte dias, a história de Evelyse e de pelo menos outras 30 mulheres que trabalham em atividades relacionadas à produção do grão vai ser retratada em uma exposição fotográfica no Museu do Café. É uma Homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

O local é surpreendente, um ponto turístico de Santos. O prédio da antiga Bolsa de Café tem quase 90 anos. A arquitetura é eclética com influência romana e francesa. Além de museu, o lugar é próprio para exposições e mostras fotográficas.

— O que é interessante é que esta mostra não vai ter só fotografias que sejam das mulheres que exercem hoje esta atividade, mas as que já exerceram em outras épocas. E aí a gente vai poder notar, por exemplo, a evolução do papel das mulheres nesta atividade — explica a diretora técnica do museu, Clara Versiani.

Algumas fotos são do acervo local, outras de fotógrafos como Marcos Piffer, que tem 21 anos de profissão e que se diz agora encantado com o que viu e registrou no campo.

— No plantio, a grande maioria dos trabalhadores são mulheres. Existe uma mística de que elas são mais cuidadosas, mais delicadas no trato com a muda, na colocação no chão. Então ali a grande maioria é composta por mulheres — declara Piffer.

Durante seis anos, o fotógrafo percorreu as principais regiões produtoras de café do Brasil e fez centenas de fotos.

A mostra fotográfica Mulheres do Café, foi aberta neste domingo, dia 7, e vai até o dia 28 deste mês no espaço Cafeteria do Museu, em Santos. A entrada é franca.

Mostra Mulheres do Café
Mulheres do Café é uma realização do Museu do Café - Organização Social ligada à Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo - e conta com o apoio da Revista Espresso, da Fundação Arquivo e Memória de Santos e da Cooxupé.

A mostra fica aberta ao público até o dia 28 de março no espaço da Cafeteria. O Museu do Café está localizado à Rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos. Seu horário estendido de funcionamento, até o fim de março, é de segunda a sábado, das 9h às 18h, e aos domingos entre 10h e 18h.

Os ingressos para visitação do museu custam R$ 5 e são vendidos até as 17h15. Estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada. Já a Cafeteria do Museu funciona de segunda a sábado das 8h às 18h, e aos domingos entre 10h e 18h.

A Bolsa Oficial de Café no centro velho da cidade. Inaugurado em 1922 no 100° aniversário da idenpendência brasileira, a bolsa foi um testamento para o poder e riqueza do barões de café brasileiros. Dentro de seu interior salas de marfim, quebradores de café iriam comprar e vender os preciosos grãos, enquanto lá fora, o estilo de arquitetura eclética e uma adornada torre do relógio fez ficar junto na fronteira portuária de santos.

No local, foi montado o Museu do Café (R$ 5 a entrada), que mostra, em ótima conservação, o salão onde eram tomadas todas as grandes decisões sobre compra e venda de café, além de salas que contam a história deste tipo de agricultura.


Ali também funciona a Cafeteria do Museu com souvenirs e algumas variedades de cafés finos, em grão ou pó, à venda, além de um cardápio de dar água na boca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário