Total de visualizações de página

quarta-feira, 31 de julho de 2019

Atomo: Café molecular feito sem grãos



O cientista de alimentos, Jarret Stopforth, criou um novo café feito sem grãos torrados do fruto do cafeeiro. Ele se juntou ao empreendedor Andy Kleitsch para lançar o produto, chamado Atomo

Os dois transformaram uma garagem na cidade de Seattle, nos Estados Unidos, em um laboratório de fermentação. Durante quatro meses, eles analisaram grãos de café verdes e torrados e utilizaram a técnica de cromatografia líquida de alta eficiência para separar os mais de mil compostos do café. A intenção era criar um produto com o mesmo aroma, cor e sabor da típica bebida. 

"À medida que nos aprofundamos no processo, aprendemos mais sobre as ameaças geradas pelo café como um todo, como o desmatamento, aquecimento global e o fungo devastador ferrugem", disse Stopforth. "Estávamos ainda mais empenhados em fazer um ótimo café que também fosse melhor para o meio ambiente." 

Os pesquisadores não revelam exatamente do que o café sem grãos é feito, mas declararam que trata-se de uma mistura de dezenas de compostos encontrados em alimentos, como antioxidantes, flavonóides e ácidos de café. Há, ainda, cafeína. 

Segundo a National Public Radio (NPR), organização de comunicação social dos EUA, outras startups já tentaram fazer café com ingredientes como cogumelos e bolotas (fruto produzido pelo carvalho), mas não conseguiram ganhar mercado. 

Para a criação do Atomo, os dois cientistas precisaram produzir diversas misturas. "Um dos primeiros protótipos que criamos na garagem de Stopforth não tinha nenhum ácido clorogênico, que é o composto que contribui para a amargura do café", lembrou Kleitsch. "Nós demos uma xícara de café para a esposa de Stopforth e ela disse: 'é assim que o café deve ter gosto'. Tinha o sabor e aroma de café sem amargura." 

Um teste de paladar realizado na Universidade de Washington, onde Kleitsch faz parte do programa de empreendedorismo, rendeu boas avaliações. Taylor Moore, estudante de pós-graduação, experimentou a bebida e disse: "gosto do meu café com creme e açúcar, mas eu beberia esse café puro, o que seria novidade para mim".

Uma campanha no site de financiamento coletivo Kickstarter, que arrecadou pouco mais de US$ 25 mil, os ajudou a chamar a atenção de investidores. O Atomo completou sua primeira rodada de financiamento (o valor total não foi divulgado), e a dupla está confiante de que terá seu café sem grãos no mercado em 2020. 

Apesar da bebida ser feita sem grãos do cafeeiro, ainda pode ser chamada de café porque a Food and Drug Administration, agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, não possui um "padrão de identidade" ou definição oficial sobre o que consiste um café. "Nosso café não vem de um grão. Na verdade, ficamos muito orgulhosos em dizer isso, e haverá verdade no rótulo para não enganar o consumidor", comentou Stopforth. "Mas como não há uma definição regulamentar oficial, ainda podemos chamá-lo de café."

FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário