Total de visualizações de página

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

A Margem Esquerda é Movida à Café

                                        
Gente quando eu crescer vou trabalhar num lugar assim (RsRsRsRsRs) que dá importância a qualidade do café consumido por seus funcionários. Sério!! Onde trabalho tem café, mas eu tenho a minha garrafa e levo o meu pó de café, desde 2002. E não é nem porque eu tomo o café sem açúcar, não. E questão de qualidade mesmo...


Pesquisando aqui e ali sobre o café meus olhos encontraram estas palavras: "[...] o café consumido pelos funcionários de Itaipu é da melhor qualidade, considerado gourmet. Não tem melhor em canto algum. E a gente zela para manter essa qualidade, nos testes sensoriais, o café com nota de 45 a 59 é qualificado como tradicional; de 60 a 73, superior; e com nota acima de 74, gourmet. Se o café comprado por Itaipu receber classificação abaixo de 74, o lote é devolvido – e o fornecedor ainda é multado", assegura Divan Saraiva da Cruz, da Divisão de Serviços Gerais (SGSS.AD).

Nada melhor do que um cafezinho bem quente, coado na hora, [...] que o digam os profissionais que percorrem os corredores de Itaipu com os aguardados carrinhos de bebidas. O volume de café consumido no local em dias frios pula para até oito quilos por dia – dois a mais do que em dias mais quentes. Com leite não é diferente: de 12 pacotes do produto em pó por dia (de 400 gramas cada), com o frio chegam a até 14 pacotes. O número só fica igual para o chá – 30 litros servidos por dia, em média. Isso porque no verão o chá quente é substituído pelo gelado.

O PESSOAL DA MARGEM ESQUERDA :D
Para se ter uma ideia, somente na margem esquerda, de 2001 a junho de 2010, já foram distribuídos 123.387 quilos de café – ou seja, mais de 123 toneladas do grão. A média anual é de 15.423 quilos. E o número vem crescendo ano a ano: em 2001, foram 11.529 quilos; em 2009, recorde da série história: 20.681 quilos.

No frio, o consumo de fato de fato aumenta. Desde 2001, a maior média mensal de distribuição de café para as copas de Itaipu é justamente em julho – 1.512 quilos, bem acima dos 780 quilos registrados na média de fevereiro.

E o pessoal da margem esquerda tem bebido bastante. O consumo médio per capita neste ano (2010) chegou a 2,59 quilos...

A pequena xícara de Itaipu guarda um líquido precioso: café goumert, da melhor qualidade



Fonte:  Jornal de Itaipu
 
PS: margem direita - Paraguai; margem esquerda - Brasil.

2 comentários:

  1. Nossa Beth, visitei Itaipu (circuito especial, visita técnica e iluminaç~çao noturna) e não sabia disso. Mais um ponto positivo dessa usina binacional. Tudo por lá é perfeito de verdade, incluindo o café. Parabéns por esse post. Grande bj.
    Rita

    ResponderExcluir
  2. Oi Rita,
    Que bom q vc apreciou a sua visita a Usina de Itaipu!!

    Obrigada por deixar seu comentário aqui no meu Café. Volte sempre q quiser...

    Abçs!

    ResponderExcluir