É difícil dizer se foi a proximidade do porto que trouxe o sucesso internacional do café paulista, ou se foram as lavouras cafeeiras paulistas que provocaram o rápido crescimento do porto santista. A exportação do café provocou importantes mudanças em Santos, no início do século XX, com a construção de armazéns e instalações das empresas exportadoras e até a criação de um padrão de qualidade internacional, o Café Tipo Santos.
Antes do surgimento dos contêineres, as sacas de café, pesando 60 kg cada uma, eram levadas nas costas dos estivadores para o interior dos navios. Os trabalhadores, geralmente imigrantes europeus, orgulhavam-se da sua capacidade de transportar até seis sacas (320 kg) de uma só vez, como nesta foto famosa:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhhc3SwY1kaWRdvQymddATqsaA7UqCnYKx1bGv1bRnDIdh3qPTRAEcNvKECEdCXZwC_6NEaLwfU5fZrM0_Vpj4-o3TDTT0y3FO4XYJshpy4S6IxVazZJQOrkKsnLM6sXrcqK1NJvd4RaIg/s320/cafe302k.jpg)
Outras Fotos:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjERWgXdg0zGePHzyvV6za5Zo029qRtQJlum8wKAOlNfSzy2DTxOPVkhIB_Pe-3GYigRv9kXMBnJL-MFNIzUJxQp_68YRJkeLq1kvWw_dZLm020nx5goTQGueZKXl0UJEekGtuqBCUnLZg/s320/fotos091q.jpg)
- Docas - carregadores de café
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhUJAHESGgOjjUEtJbq3UxASu2ZliWBUuB_pWKTk3G1BDfxZtacOs3N0Sb3DUS15IXyGmVMNwNyCO5B9G7aGNy71nr4s59ojkXkdKxDS7xvJsm37Uelcoh4GI4WsC5Bfhi5KW3jVGBapEY/s320/fotos091p.jpg)
- Embarque de café, nas Docas
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiae2xDh0K3zmP5aFVfCCghaJuJSRT-9FCgc9JpKilY7skHPBQV-GKyKoRpW_cHi10SzUjrkrQRK0Gx3EydaSVMsapuStd0rpuXTMS-yNMDnEd9ldQ_3Qv4yP1jwJIijHal_HdMtS3mXgI/s320/fotos091o.jpg)
- O vapor alemão Silvia, carregado com 130.136 sacos de café, maior carregamento saído do Brasil. Agentes Theodor Wille & Cia.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjJ3fw9eHVYikZjahzA6MxcdiNzzq33uPs94O1CdkeoIUu7Htg-mn2g9uD5VMf55gYLuOIUnUz29gWNyR4ISVvg0VQVkwYz3AKeUZsbrInqjohZp_LqEFpm8d1tDz1VrCcYqQHSo7BVkZ8/s320/fotos091g.jpg)
- Este cartão postal mostra diversas carroças levando sacas de café para armazéns do Centro de Santos. Vê-se as pessoas nas suas residências, sobre os armazéns, com sacadas com proteção de ferro trabalhado. O cartão é de 1905 e foi editado na França com o título "Chargement du café" (Carregamento do Café).
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgLYnENkPRXqrIf9n-q36up0vXx7Vc6MelpmtYAB1aul_WQeCZXXRMiJ5a8nXF5IPjS6jww4UvWayGLLvBUFFFcC0UbRDlyh-odENTGSGXs52fdA7uM4SqdYRVjrLIB_fHoo-KiZVbufMM/s320/fotos091b.jpg)
- No início do século XX, o cais santista, já com acostamento em amurada, tinha ainda a operação de carga integralmente manual, e continuava o uso de carroças para o transporte urbano, que só seria abolido em 1908.
Fonte:
aqui** Fotos do acervo do historiador Waldir Rueda
Nenhum comentário:
Postar um comentário