Na Grécia, Síria e Líbano esse ritual se repete muitas e muitas vezes ao dia. E há mesmo um ritual em torno disso. Nos países árabes é costume servir a pessoa mais velha primeiro e nunca encher a taça. Uma taça cheia quer dizer que a pessoa não está agradando, deve partir rapidamente.
A influência turca é evidente, mas as razões políticas também aparecem. Na Grécia, por exemplo, era costume se pedir “un turco” (ena tourkiko) doce, perfumato e de grande corpo. O verdadeiro café turco prepara-se no cezve, uma cafeteira especial de cobre ou latão com uma larga asa. Bebe-se em chávenas pequenas e baixas.
O café tem que ser moído de maneira uniforme e muito fino com um moinho de cobre manual, até conseguir que se converta em pó. Mas depois de muitas disputas entre os dois países, venceu o nacionalismo e hoje se pede “um grego” (ena elliniko). O modo de pedir pode variar, mas a paixão pelo café não muda.
Receita de Café Turco Cremoso
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhWZw_TrLj-ELYYIiisQeoNoE2Zr4WtZhRBh3DK0pZkfDXxy7tYIyRBFHGPRCu3BjXNtu8ffe2Od-J2gG4XCQnNFx_NIGyFSgxK__jSrrPlWsoroiXsnPKA93q0GVXYfzCgRDtkpZFDJQ/s400/cafe+turco+cremoso.jpg)
Gostou? Fique por dentro leia o post sobre o "Café Para os Espanhóis"
Nenhum comentário:
Postar um comentário