![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgGzaMjZomez5Zf9EyYQVWLyVisk5zh-sMjosgRyrhPPMGJo02RtlolVAMwpA7AwmcBXZcyc8lfcAuBZH-J9goEpEL8oqQjrX2EHOE3l19UMyw_JaXuzCC0KIgjlunPNwpcYhu1-FOozKI/s280/Obra-resgata-o-trabalho-dos-imigrantes-nas-plantacoes-de-cafe_fotogaleria_v.jpg)
Hisashi Tomokuni usa troncos de árvores mortas, que seriam jogados fora, para fazer esculturas e resgatar as próprias raízes. Trabalhos inspirados na história da imigração japonesa, como uma peça que representa a época áurea do café no Brasil. "Meus pais como imigrantes japones foram para o Brasil com o intuito de rastelar o dinheiro nas terras brasileiras. Hoje eu retorno ao Japão com essa imagem de cem anos atrás", conta o artista.
A habilidade com os instrumentos foi herdada do pai carpinteiro e o senso ecológico foi desenvolvido durante os dez anos em que o artista viveu no sul da amazônia. No Brasil Tomokuni era um pequeno agricultor mas dificuldades financeiras o trouxeram para o Japão há 5 anos. Hoje ele vive em Miyoshi (Aichi), onde divide o trabalho na fábrica com a escultura. E já ganhou um admirador especial: o prefeito Tomohide Kuno.
Fonte: ipcdigital.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário